Negócios

Ogilvy Brasil faz dança das cadeiras na criação

Após receber mais de 30 Leões no festival de Cannes, a agência desafia a máxima de que não se mexe em time que está ganhando

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 09h46.

São Paulo - Depois de conquistar o título de agência do ano no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade em 2013, a Ogilvy Brasil está desafiando a máxima de que não se mexe em time que está ganhando.

A agência, que recebeu mais de 30 Leões no festival do ano passado, promove agora uma verdadeira "dança das cadeiras" em seu time criativo. Anselmo Ramos, que comandou a criação da Ogilvy Brasil nos últimos seis anos, está deixando a agência.

Ramos foi remanejado para um novo cargo dentro do grupo. Ele vai comandar novo escritório da agência David em Miami, nos Estados Unidos. Aberta há pouco mais de dois anos, a agência, criada para valorizar o talento latino dentro da Ogilvy, já contabiliza mais de cem profissionais em atividade em suas sedes já ativas, São Paulo e Buenos Aires.

Com a mudança de Ramos, os dois cargos que ele acumulava - a vice-presidência de criação da Ogilvy e a presidência da David em São Paulo - ficaram vagos.

Para o comando do escritório local da David foi escolhido o publicitário Roberto Fernandez, que era diretor executivo de criação da Ogilvy.

Para assumir a criação da Ogilvy Brasil, o presidente Luiz Fernando Musa afirma que escolheu atrair um talento de fora, que viria com ideias novas e "fome" para se provar no cargo. Escolheu Aricio Fortes, que comandava a criação da Africa, agência do grupo ABC, de Nizan Guanaes.

Segundo Musa, a escolha de Fortes ocorreu após uma seleção que envolveu diversos nomes do mercado. "O Anselmo tinha esse projeto de voltar para os Estados Unidos desde o ano passado, então tivemos bastante tempo para escolher um substituto", explica o executivo. "O bom é que ele pôde iniciar um novo ciclo criativo sem se desligar do grupo."


Batizada em homenagem a David Ogilvy, fundador do grupo, a David foi criada pelos brasileiros Musa e Ramos, em conjunto com o argentino Gastón Bigio, a partir de uma conversa informal durante o festival de Cannes.

Iniciou atividades em dezembro de 2011 e já atende a clientes como Coca-Cola, Unilever e Burger King. A conta da rede de lanchonetes foi um dos motivos para a escolha de Miami como sede americana, já que o quartel general do Burger King também fica na Flórida.

Grupo ABC

Na esteira da saída Aricio, a Africa anunciou um novo diretor de criação ontem (23). O escolhido foi Marcelo Prista, que passou sete anos na PA, agência interna do Grupo Pão de Açúcar, que teve a área de criação desativada. Antes do período na "house" do Pão de Açúcar, Prista havia ocupado a direção de criação da Africa por mais de três anos.

O fim da agência interna foi definido pela concorrência feito no início do ano, vencido pela agência Havas. A decisão do Pão de Açúcar foi transferir toda a área de criação da PA para a Havas.

Segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo, cerca de 60% da equipe foi transferida para a agência, mas a maior parte dos diretores sênior foram desligados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosDemissõesDesempregoAgências de publicidadeOgilvy & Mather

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife