Negócios

Odebrecht levanta R$8 bi em financiamentos e negocia mais

O grupo, que é um dos alvos da Lava Jato, já acertou receber a quantia em linhas de crédito neste ano, e deve concluir outros financiamentos em breve


	Sede da Odebrecht, em São Paulo: a Odebrecht teve seu diretor-presidente, Marcelo Odebrecht, preso em 19 de junho
 (REUTERS/Rodrigo Paiva)

Sede da Odebrecht, em São Paulo: a Odebrecht teve seu diretor-presidente, Marcelo Odebrecht, preso em 19 de junho (REUTERS/Rodrigo Paiva)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 18h11.

São Paulo - O grupo Odebrecht, um dos alvos da Operação Lava Jato, já acertou receber mais de 8 bilhões de reais em linhas de crédito em 2015 e deve concluir outros financiamentos em breve, disse nesta sexta-feira o diretor-presidente em exercício da companhia, Newton de Souza, em comunicado a funcionários obtido pela Reuters.

"Ao longo de 2015,tivemos mais de 8 bilhões de reais em operações contratadas e/ou desembolsadas em diferentes negócios da organização, e outras negociações relevantes estão em processo de conclusão muito proximamente", afirmou Souza.

No comunicado, o executivo lista realizações recentes de empresas do grupo, entre elas a vitória na licitação para construir a linha 2 do metrô da Cidade do Panamá e o projeto de renovação urbana de Colón.

Maior empreiteira do Brasil, a Odebrecht teve seu diretor-presidente, Marcelo Odebrecht, preso em 19 de junho. Ele e outros executivos do grupo foram acusados de serem protagonistas do esquema bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras revelado pela Lava Jato.

Em 28 de julho, Marcelo Odebrecht virou réu para responder a processo acusado de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No comunicado aos empregados da Odebrecht nesta sexta, o presidente em exercício afirmou que a companhia está empreendendo todos os esforços para libertar Marcelo Odebrecht e outros executivos presos "e para esclarecer perante a justiça e a sociedade todos os fatos aos quais as empresas de nossa organização vêm sendo relacionadas".

"Ressalto a nossa confiança no nosso sistema de conformidade (compliance), que contribuirá para a elucidação dos fatos", disse Souza.

Texto atualizado às 18h10
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasFinanciamento de grandes empresasOperação Lava JatoNovonor (ex-Odebrecht)

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China