Negócios

O que Abilio Diniz leu, recentemente, e indica aos gestores

Empresário mostra de onde tira novas ideias para aplicar no seu dia-a-dia


	Abilio Diniz: dicas no Twitter de leitura para administradores
 (Veja / Lailson Santos)

Abilio Diniz: dicas no Twitter de leitura para administradores (Veja / Lailson Santos)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 06h00.

São Paulo – Em meio à transferência do controle do Grupo Pão de Açúcar para o seu sócio francês, o Casino, o empresário Abilio Diniz encontra tempo para atualizar a leitura e recomendar seus textos preferidos.

Um dos empresários brasileiros mais atuantes no serviço de microblogs Twitter (@abilio_diniz), Abilio o utiliza frequentemente para compartilhar textos sobre gestão que podem ajudar empresas de todos os tamanhos.

Confira, a seguir, o que o empresário leu nas últimas semanas – e como isso pode ajudar a melhorar a gestão de sua companhia.

Como criar uma equipe de campeões

Uma das fontes constantes de leitura de Abilio, pelo que se nota em sua conta no Twitter, é o blog da Harvard Business Review. Nele, o empresário encontrou um texto recente das consultoras americanas Marcie Schorr Hirsch e Therese S. Kinal, sobre como criar equipes de alto desempenho.

Inspirado na relação entre técnicos e atletas de elite, o estudo aponta cinco etapas: a) elaborar um plano de desenvolvimento dos colaboradores, considerando seus talentos naturais e interesses; b) estabelecer uma relação de confiança e respeito; c) verificar o campo de atuação dos funcionários, para saber se eles se relacionam com as pessoas que podem ajudá-los e se as tarefas lhes dão a devida visibilidade; d) retirar os obstáculos do caminho da equipe; e) fornecer uma visão da empresa à equipe.

Não tenha um único sonho

Outro texto do blog da Harvard Business Review, recomendado por Abilio, é o do escritor e pesquisador Daniel Gulati. Ele trata da importância de não apostar todas as fichas em um único sonho.


Para Gulati, que faz isso corre o risco de adotar uma postura autodestrutiva. Por isso, o melhor é sempre ter opções, caminhos alternativos, sonhos diversificados. O autor também recomenda criar uma “lista da gratidão”, na qual a pessoa deve escrever tudo o que a vida já lhe trouxe e pela qual já se pode agradecer. Segundo o autor, ao verificar a lista, é possível identificar paixões e sonhos ocultos e ampliá-los.

Como evitar o estresse

Um dos maiores males dos dias atuais, o estresse é alvo constante de leituras e recomendações de Abilio em seu microblog. Uma das recomendações do empresário é um artigo do Dr. Michael C. Miller, editor-chefe do The Harvard Health Letter Mental.

Segundo Miller, há práticas simples que podem fazer muita diferença na qualidade de vida de qualquer um – e ajudá-lo a se sair bem, mesmo nas situações de maior pressão. Entre as dicas do psiquiatra, estão: não tentar resolver todos os problemas de uma vez, mas sim em fatias; controlar a ansiedade e dar um tempo, até que as respostas cheguem; investir em atividades lúdicas e criativas, como tocar um instrumento musical.

Acompanhe tudo sobre:Abilio DinizBilionários brasileirosComércioEmpresáriosEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasgestao-de-negociosGurusLiderançaPão de AçúcarPersonalidadesReestruturaçãoSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

Startup de R$ 160 milhões, Bewiki integra saúde, moradia e coworking em SC

Lucro das indústrias chinesas cresce em dezembro após quatro meses de queda

Como ele transformou a insatisfação com escolas de música em um negócio de R$ 10 milhões

Por que a Endeavor acredita que teremos "decacórnios" em 2035 — e o plano para chegar lá