Corolla Cross XR: seguro pode chegar a 10 mil reais no Rio de Janeiro (Toyota/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 19 de março de 2022 às 08h02.
Última atualização em 19 de março de 2022 às 08h50.
Os preços dos seguros dos carros mais vendidos do país podem partir de 1.414,12 reais, valor médio do seguro do Fiat Mobi em Salvador (BA), e podem chegar até 10.076,67, valor médio do seguro Toyota Corolla Cross, na capital do Rio de Janeiro (RJ).
Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela corretora de seguros online Minuto Seguros, que simulou os preços médios das apólices dos veículos líderes de venda para 11 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Brasília, Vitória e Salvador).
Para fazer a simulação, foi considerado o perfil de cliente homem de 35 anos e casado. O valor da cobertura contra terceiros contratada seria de 100 mil reais e as cotações foram feitas nas seguintes seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine, Sulamerica e Zurich.
As informações sobre os carros mais vendidos são da Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave), referentes ao mês de fevereiro de 2022. Confira abaixo os valores médios dos seguros dos carros mais vendidos do país.
O estudo apontou ainda variações mais expressivas nos valores de seguros nas capitais do país no mês de fevereiro, em relação a janeiro. Um dos destaques é o novo Onix Hatch, veículo que subiu do segundo ao primeiro colocado na lista dos mais vendidos. Trata-se do único modelo analisado que apresentou aumento em todas as capitais. A maior variação foi encontrada em Salvador, com alta de 19,56%. Na capital baiana, a média do valor do seguro foi de 2.411,75 reais.
Já o Volkswagen T-Cross, que passou do sexto para terceiro modelo mais vendido, apresentou os maiores percentuais de aumento dentre os veículos analisados. As maiores variações estão nas capitais dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Bahia, locais onde o aumento ultrapassa 23%. No perfil masculino, o destaque está em Curitiba, ficando em 4.925,11 reais (+28,43%).
O levantamento também apontou que a região com os menores preços médios dentre os 10 modelos analisados é Florianópolis, onde o valor é de 2.465,95 reais para o perfil masculino. Já a média geral para todos os modelos e capitais é de 3.068,32 reais.