Negócios

O passo a passo da criação do “Carreçúcar”

Fusão entre Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, proposta pelo BTG Pactual, ainda precisa da aprovação dos acionistas de todas as partes

Nova gigante: fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar terá 27% do mercado brasileiro (Wikimedia Commons)

Nova gigante: fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar terá 27% do mercado brasileiro (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2011 às 11h10.

São Paulo – Nesta terça-feira (28/6), o banco de investimentos BTG Pactual, de André Esteves, anunciou uma proposta de fusão entre o Pão de Açúcar e as operações brasileiras do Carrefour. Veja os passos da operação, ainda sujeita à aprovação dos acionistas de todas as partes nos próximos 60 dias.

Passo 1

Para evitar a participação cruzada de ações entre o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e o Carrefour Brasil, o primeiro passo da operação proposta é a incorporação do GPA pela Gama – uma parceria do BTG Pactual e do BNDES --, criando a empresa Nova Pão de Açúcar (NPA). O valor será de 66 reais por ação do Pão de Açúcar, num total de 17,14 bilhões de reais. Todos os acionistas migrariam para a nova empresa e o GPA passa a ser sua subsidiária.

Passo 2

A Nova Pão de Açúcar fará um aumento de capital de 3,45 bilhões de reais no Grupo Pão de Açúcar.

Passo 3

O GPA incorporará a operação brasileira do Carrefour. Em seguida a Nova Pão de Açúcar ficará com 69% de participação no conjunto Grupo Pão de Açúcar mais Carrefour Brasil. A matriz francesa fica com 31% da operação brasileira.

Passo 4

A NPA fará um aporte de 19% de sua participação no combo GPA mais Carrefour Brasil na matriz francesa. Assim a operação mundial do Carrefour a NPA ficam com 50% no Grupo Pão de Açúcar.

Passo 5

A NPA passa a ser a maior acionista do Carrefour mundial com 11,7%. A nova empresa poderá comprar no mercado mais ações, podendo aumentar sua fatia para 17%. Uma parceria entre os fundos Blue Capital, Colony e Arnault (da Louis Vitton) terá pouco mais de 10%.

Acompanhe tudo sobre:CarrefourComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasFusões e AquisiçõesPão de AçúcarSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares