Negócios

Apresentado por BOTICÁRIO

O Boticário é a marca que vem em 1º lugar à mente de nordestinos quando pensam em beleza no São João

Levantamento da Kantar revela preferência do público por marca que investe há quase uma década em ações juninas e rede local de varejo

São João de 2025: top of mind, Boticário investe, há nove anos, em estratégias e movimentos que valorizam as tradições culturais nordestinas (Boticário/Divulgação)

São João de 2025: top of mind, Boticário investe, há nove anos, em estratégias e movimentos que valorizam as tradições culturais nordestinas (Boticário/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 25 de julho de 2025 às 17h25.

Última atualização em 30 de julho de 2025 às 16h45.

O Boticário foi eleito a marca de beleza mais lembrada pelos consumidores do Nordeste durante o São João de 2025, segundo levantamento da consultoria Kantar. A pesquisa, feita em junho, avaliou hábitos e percepções de homens e mulheres entre 16 e 60 anos frequentadores das principais festas de São João da Região Nordeste, como Caruaru, Petrolina, Campina Grande, Maracanaú e São Luis.

A marca liderou nos critérios de top of mind, primeira escolha e atributos de imagem. A consolidação no período junino é reflexo de uma atuação que vai além das campanhas publicitárias. Desde 2017, o Boticário vem ampliando investimentos no Nordeste com foco em infraestrutura e geração de receita local.

A empresa mantém uma fábrica e um centro de distribuição em Camaçari, na Bahia, e conta com 860 pontos de venda e mais de 100 franqueados nos nove estados da região. O São João é a principal vitrine do calendário comercial da marca, mas ações semelhantes se repetem ao longo do ano em datas como o Dia do Nordestino, o Carnaval e o Natal.

Em 2025, o Boticário se fez presente em mais de 200 festas juninas no Nordeste e ativou experiências presenciais também em outras regiões do país, como São Paulo, Goiás, Paraná e Roraima, impactando mais de 10 milhões de pessoas nas festas que esteve presente

A principal ativação do ano foi a “Casa São João do Boticário”, uma instalação montada em Caruaru com ambientação inspirada em museus populares nordestinos. O espaço reuniu camarins, jogos interativos, áreas de fotos e uma homenagem às mulheres que mantêm viva a tradição junina.

“Mais do que presença de marca, buscamos criar conexões verdadeiras com cada consumidor, entendendo suas histórias, necessidades e tradições. Essa preferência é resultado de um trabalho construído ao longo dos anos com escuta, presença e sensibilidade”, explica Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional.

Conexão simbólica vira ativo de mercado

Além das ações físicas, o vínculo com o território também foi incorporado ao portfólio da marca. O lançamento do Liz, fragrância inspirada na força da mulher nordestina, marcou a campanha de 2025.

A composição une baunilha e madeiras ao Laire Íris Nobre, óleo essencial extraído da raiz da flor de íris que passa seis anos sob a terra antes de atingir o ápice de complexidade.

A identidade visual da campanha de 2025 da marca contou com o artista maranhense Romildo Rocha e com a participação da cantora Solange Almeida, nome forte na música brasileira, especialmente no forró e na música regional nordestina, que apresentou o perfume ao vivo durante o São João de Caruaru.

Em paralelo à exposição simbólica, a presença da marca se refletiu no desempenho comercial. Em 2024, ações regionais semelhantes resultaram em 327 mil novos consumidores nas lojas e mais de 88 mil amostras distribuídas em festas populares.

A consolidação da marca no São João não ocorreu de forma isolada. A escolha por fornecedores, influenciadores e agências locais integra a estratégia regional do grupo. Além disso, a preferência registrada pela Kantar, embora reflita o bom desempenho das campanhas, também indica um processo mais amplo de territorialização da marca — ancorado em presença física, linguagem cultural e infraestrutura local.

“O Nordeste é uma região extremamente estratégica para o Boticário, tanto do ponto de vista comercial quanto cultural. Somos protagonistas em beleza na região, com um modelo de franquia consolidado — onde temos uma das primeiras operações —, além de uma estrutura industrial, logística robusta e um portfólio que conversa com os desejos do consumidor nordestino”, destaca Jacqueline. “Temos histórias lindas dessa relação entre os consumidores locais e nossos produtos.”

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente