Negócios

NPS: iFood é melhor e mais popular app de delivery, diz pesquisa

Em levantamento realizado pela SoluCX, usuários de Food Techs avaliaram serviços e facilidade do uso das plataformas durante o isolamento social

iFood: A pergunta que dá vida à medição de NPS, de qualidade no atendimento, mostra o iFood como o aplicativo de delivery com melhor avaliação do mercado, com nota 59,8 (iFood/Divulgação)

iFood: A pergunta que dá vida à medição de NPS, de qualidade no atendimento, mostra o iFood como o aplicativo de delivery com melhor avaliação do mercado, com nota 59,8 (iFood/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 12h45.

Última atualização em 9 de dezembro de 2020 às 15h56.

Um dos segmentos que mais ganharam destaque durante a pandemia foi o de entrega de comida. Assim como os e-commerces, as “food techs”, popularmente conhecidas como “aplicativos de delivery”, viram seus negócios crescer em ritmo acelerado com o avanço do isolamento social.

As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Research

Com mais brasileiros em casa e os restaurantes fechados, os apps se tornaram por muitas vezes a única alternativa para os clientes – e um escape essencial para manter milhares de estabelecimentos em funcionamento. O desafio: o aumento no volume trouxe um desafio inédito para as companhias. O iFood, por exemplo, maior app de entrega de comida do país, chegou a fazer mais de 40 milhões de entregas ao mês com crescimento de 50% no volume.

Manter a qualidade é um tremendo desafio. Até porque muitos dos clientes e dos estabelecimentos que testam pela primeira vez o serviço durante a pandemia podem virar clientes recorrentes com a reabertura da economia. O serviço tem que ser simples, permitindo a compra em poucos cliques – e, claro, o pedido tem que chegar em ordem, e rápido.

Segundo um levantamento realizado pela SoluCX, empresa especializada em pesquisa de satisfação, estas são, justamente, as características com os maiores índices de desaprovação entre os usuários nos últimos meses. A SoluCX é especialista em NPS (net promoter system), um sistema para medir continuamente a satisfação dos clientes.

Para isso, a SoluCX faz aos clientes a pergunta “De zero a dez, quanto você recomendaria esta empresa a um parente ou amigo?”. A resposta ganhou tanto peso na estratégia das companhias que o NPS chegou a ser chamado de “o único número que importa” na definição de estratégias

O estudo da SoluCX com os apps de delivery mostrou que o método de “promoção e/ou programa de fidelidade” é desaprovado por 30,5% dos respondentes, seguido de agilidade e tempo de entrega (17,7%) e facilidade do uso dos aplicativos (14,0%). Em contrapartida, a qualidade de produtos é a característica mais aprovada pelos respondentes, com 93,2% de “likes”, seguida dos próprios restaurantes e estabelecimentos (89,0%) e entrega e/ou entregadores (86,9%).

A pergunta que dá vida à medição de NPS, de qualidade no atendimento, mostra o iFood como o aplicativo de delivery com melhor avaliação do mercado, com nota 59,8. O Uber Eats (50,0), 99 Food (45,8), Rappi (44,0), Aiqfome (39,6) e James (34,6) também entraram nas listas de possíveis indicações.

Ranking do NPS de percepção do segmento

Quando o assunto é popularidade, o iFood segue sendo o aplicativo mais citado pelos respondentes, com 91,6% de citações, seguido do Uber Eats (70,2%), Rappi (60,5%), 99 Food (29,6%), James (18,2%) e Aiqfome (6,6%). O grande diferencial apontado pelos dados da SoluCX é que, mesmo com pouco tempo de operação, o 99 Food é o aplicativo com a terceira melhor avaliação e o quarto mais conhecido entre o público.

(Exame/Exame)

Ranking de popularidade no segmento

Segundo o CEO e cofundador da SoluCX, Tiago Serrano, acompanhar o retorno do público sobre esses serviços, por meio da medição de NPS, auxilia o mercado a se preparar para o pós pandemia, que tende a consagrar esses serviços como aliados das rotinas de muitos brasileiros. “Usar a tecnologia como um facilitador em tempos como o que estamos vivendo é uma forma de, no futuro, fazer com que o serviço ainda seja necessário e recomendável pelo seu cliente”, diz Serrano.

A empresa ouviu a opinião de 3.480 pessoas entre os dias 01/04/2020 e 31/10/2020, que residem na Cidade de São Paulo sobre os serviços de seis aplicativos de comida com operação na capital. Para acessar o relatório completo no site da SoluCX.

Link para download do relatório completo: https://solucx.com.br/benchmark-nps-de-food-techs/

Acompanhe tudo sobre:Appscomida-e-bebidaDeliveryiFoodPandemia

Mais de Negócios

Aos 23, ele rejeitou US$ 3 bilhões do Facebook. Hoje, sua empresa vale cinco vezes esse valor

Bertani, a joia do Vêneto, renova presença no Brasil com apoio da Casa Flora

Novo 'OnlyFans' brasileiro quer que conteúdo pago 'saia do submundo'

'As redes sociais nos desconectaram daquilo que mais importa', diz fundador do Orkut