Negócios

Novo recall do Corolla nos EUA pode ser risco à imagem da Toyota

TÓQUIO, 18 de fevereiro (Reuters) - Um segundo recall do Corolla, carro-chefe da Toyota Motor nos Estados Unidos, desta vez para atender a reclamações sobre a direção do veículo, custaria muito pouco à companhia, mas pode representar um risco ainda maior à imagem da montadora. Reguladores norte-americanos anunciaram na quarta-feira uma sondagem preliminar sobre problemas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

TÓQUIO, 18 de fevereiro (Reuters) - Um segundo recall do Corolla, carro-chefe da Toyota Motor nos Estados Unidos, desta vez para atender a reclamações sobre a direção do veículo, custaria muito pouco à companhia, mas pode representar um risco ainda maior à imagem da montadora.

Investigações preliminares conduzidas por autoridades do país são costumeiras e normalmente são concluídas sem resultar em recall.

A Toyota informou que está avaliando as reclamações sobre o sistema de direção dos modelos 2009 e 2010 do Corolla, dos quais cerca de 550 mil foram vendidos na América do Norte. A montadora afirmou que somente realizará um recall se o problema representar um risco à segurança.

Analistas e investidores, no entanto, estão preocupados com o risco que esta nova avaliação do Corolla, que já é alvo de um recall por defeito no pedal do acelerador, anunciado há menos de um mês, pode trazer à marca e às vendas do grupo.

"Outro recall do Corolla pode custar apenas entre 5 bilhões e 6 bilhões de ienes (55 a 66 milhões de dólares). Mas o modelo está atrelado ao nome Toyota", disse Koji Endo, analista de automóveis da Advanced Research Japan.

"O recall consecutivo do carro-chefe da empresa pode danificar a marca Toyota, o que pode levar seus consumidores a escolher modelos rivais", acrescentou.

A Toyota já fez recall de 2,3 milhões de veículos, incluindo os modelos 2009 e 2010 do Corolla nos Estados Unidos para reparar pedais de aceleração defeituosos no final de janeiro. A empresa reparou até agora 500 mil carros, afirmou um porta-voz da montadora em Tóquio.

As ações da Toyota fecharam nesta quinta-feira em baixa de 0,59 por cento enquanto índice da bolsa de Tóquio subiu 0,28 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaIndústriaIndústrias em geralPrejuízoVendas

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'