Negócios

Novo recall do Corolla nos EUA pode ser risco à imagem da Toyota

TÓQUIO, 18 de fevereiro (Reuters) - Um segundo recall do Corolla, carro-chefe da Toyota Motor nos Estados Unidos, desta vez para atender a reclamações sobre a direção do veículo, custaria muito pouco à companhia, mas pode representar um risco ainda maior à imagem da montadora. Reguladores norte-americanos anunciaram na quarta-feira uma sondagem preliminar sobre problemas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

TÓQUIO, 18 de fevereiro (Reuters) - Um segundo recall do Corolla, carro-chefe da Toyota Motor nos Estados Unidos, desta vez para atender a reclamações sobre a direção do veículo, custaria muito pouco à companhia, mas pode representar um risco ainda maior à imagem da montadora.

Investigações preliminares conduzidas por autoridades do país são costumeiras e normalmente são concluídas sem resultar em recall.

A Toyota informou que está avaliando as reclamações sobre o sistema de direção dos modelos 2009 e 2010 do Corolla, dos quais cerca de 550 mil foram vendidos na América do Norte. A montadora afirmou que somente realizará um recall se o problema representar um risco à segurança.

Analistas e investidores, no entanto, estão preocupados com o risco que esta nova avaliação do Corolla, que já é alvo de um recall por defeito no pedal do acelerador, anunciado há menos de um mês, pode trazer à marca e às vendas do grupo.

"Outro recall do Corolla pode custar apenas entre 5 bilhões e 6 bilhões de ienes (55 a 66 milhões de dólares). Mas o modelo está atrelado ao nome Toyota", disse Koji Endo, analista de automóveis da Advanced Research Japan.

"O recall consecutivo do carro-chefe da empresa pode danificar a marca Toyota, o que pode levar seus consumidores a escolher modelos rivais", acrescentou.

A Toyota já fez recall de 2,3 milhões de veículos, incluindo os modelos 2009 e 2010 do Corolla nos Estados Unidos para reparar pedais de aceleração defeituosos no final de janeiro. A empresa reparou até agora 500 mil carros, afirmou um porta-voz da montadora em Tóquio.

As ações da Toyota fecharam nesta quinta-feira em baixa de 0,59 por cento enquanto índice da bolsa de Tóquio subiu 0,28 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaIndústriaIndústrias em geralPrejuízoVendas

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades