Negócios

CEO da Stora Enso é incumbido de elevar lucro com papel

Promoção de Karl-Henrik Sundstrom procura de aumentar a rentabilidade em papéis de jornal e revistas que há muito tempo estão em declínio


	Stora Enso: empresa tem lutado há anos com a queda no consumo de papel
 (Suzanne Plunkett/Bloomberg)

Stora Enso: empresa tem lutado há anos com a queda no consumo de papel (Suzanne Plunkett/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 08h50.

Helsnique - A fabricante finlandesa de papel e celulose Stora Enso promoveu Karl-Henrik Sundstrom ao posto de presidente-executivo, com a tarefa de aumentar a rentabilidade em papéis de jornal e revistas que há muito tempo estão em declínio conforme os leitores se mudam para o online.

A empresa, com vendas anuais de cerca de 10 bilhões de euros (14 bilhões de dólares), tem lutado há anos com a queda no consumo de papel, e já tomou uma série de medidas de racionalização.

Mesmo assim, o lucro operacional com a fabricação de papel respondeu por apenas 20 por cento do total do grupo no primeiro trimestre, apesar de representar 40 por cento da receita. O presidente do Conselho da empresa, Gunnar Brock, disse nesta segunda-feira que uma produção de papel mais rentável era uma prioridade para a companhia, ainda que os problemas da Stora Enso fossem menores do que os enfrentados pela maioria de seus rivais.

Sundstrom, de 54 anos, é atualmente chefe da maior divisão da Stora Enso, de papel e produtos de madeira. Ele sucede Jouko Karvinen, que disse em abril que deixaria o cargo depois que um sucessor fosse encontrado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPapel e CeluloseMadeiraExecutivosStora Enso

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner