Negócios

Novelis investirá US$ 300 milhões em ampliação de fábrica

Demanda crescente por alumínio na América do Sul motivou aporte na expansão da unidade de Pindamonhangaba (SP)

Bobinas de aço: apenas em 2009, Novelis processou 8 bilhões de latas na AS (.)

Bobinas de aço: apenas em 2009, Novelis processou 8 bilhões de latas na AS (.)

Tatiana Vaz

Tatiana Vaz

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo -- A Novelis investirá 300 milhões de dólares na expansão das operações de laminação de alumínio em Pindamonhangaba, no interior paulista, em resposta à demanda crescente para seus produtos na América do Sul. Com o aporte, a capacidade de produção da fábrica será ampliada em mais da metade de seu tamanho atual, para cerca de 600.000 toneladas métricas de chapas de alumínio por ano.

O projeto inclui o acréscimo de um terceiro laminador a frio, um novo centro de fundição de placas, um novo forno de pré-aquecimento para o laminador a quente e várias melhorias auxiliares. A ampliação estará pronta até o final de 2012. "Esperamos forte demanda por nossos produtos na América do Sul, especialmente para chapas para latas de bebidas", disse Phil Martens, presidente da companhia.

A Novelis é a principal fabricante de produtos laminados de alumínio plano na América do Sul. As instalações da Novelis em Pindamonhangaba formam um complexo de laminação a frio, laminação a quente, fundição e de reciclagem. A Novelis também opera uma fábrica de folhas de alumínio nas cidades paulistas de Santo André e São Paulo, duas fábricas de alumínio primário em Ouro Preto (MG) e Aratu (BA) e nove usinas hidroelétricas localizadas em todo o Estado de Minas Gerais.

Mercado de alumínio

No Brasil, a taxa de reciclagem de latas de alumínio está estimada atualmente em mais de 91%, o que coloca o país entre os líderes mundiais em reciclagem de latas para bebidas. De acordo com a Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas Altamente Recicláveis), as vendas de latas de alumínio no Brasil cresceram 11,7% em 2009, representando um consumo de 14,8 bilhões de unidades ou 40,5 milhões de latas de alumínio por dia. Apenas a Novelis processou 8 bilhões de latas no ano passado por toda a América do Sul.
 

Acompanhe tudo sobre:IndústriaIndústrias em geralInvestimentos de empresasVendas

Mais de Negócios

Cartões UnionPay emitidos no exterior podem ser vinculados ao Alipay e WeChat Pay

De olho na Black Friday, Shein abre área no aeroporto de Guarulhos para acelerar entregas

Autoridade chinesa aprova criação da Beijing BNP Paribas Tian Xing Insurance

'McDonald's da construção civil' recebe aporte milionário para popularizar obra à moda Lego