Bobinas de aço: apenas em 2009, Novelis processou 8 bilhões de latas na AS (.)
Tatiana Vaz
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
São Paulo -- A Novelis investirá 300 milhões de dólares na expansão das operações de laminação de alumínio em Pindamonhangaba, no interior paulista, em resposta à demanda crescente para seus produtos na América do Sul. Com o aporte, a capacidade de produção da fábrica será ampliada em mais da metade de seu tamanho atual, para cerca de 600.000 toneladas métricas de chapas de alumínio por ano.
O projeto inclui o acréscimo de um terceiro laminador a frio, um novo centro de fundição de placas, um novo forno de pré-aquecimento para o laminador a quente e várias melhorias auxiliares. A ampliação estará pronta até o final de 2012. "Esperamos forte demanda por nossos produtos na América do Sul, especialmente para chapas para latas de bebidas", disse Phil Martens, presidente da companhia.
A Novelis é a principal fabricante de produtos laminados de alumínio plano na América do Sul. As instalações da Novelis em Pindamonhangaba formam um complexo de laminação a frio, laminação a quente, fundição e de reciclagem. A Novelis também opera uma fábrica de folhas de alumínio nas cidades paulistas de Santo André e São Paulo, duas fábricas de alumínio primário em Ouro Preto (MG) e Aratu (BA) e nove usinas hidroelétricas localizadas em todo o Estado de Minas Gerais.
Mercado de alumínio
No Brasil, a taxa de reciclagem de latas de alumínio está estimada atualmente em mais de 91%, o que coloca o país entre os líderes mundiais em reciclagem de latas para bebidas. De acordo com a Abralatas (Associação Brasileira de Fabricantes de Latas Altamente Recicláveis), as vendas de latas de alumínio no Brasil cresceram 11,7% em 2009, representando um consumo de 14,8 bilhões de unidades ou 40,5 milhões de latas de alumínio por dia. Apenas a Novelis processou 8 bilhões de latas no ano passado por toda a América do Sul.