Previsão do mercado de US$ 14,7 bilhões de lucro para a Novartis (Loic Venance/AFP)
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2011 às 08h35.
Zurique - A Novartis planeja combater a concorrência de medicamentos genéricos após registrar vendas acima do esperado no segundo trimestre, impulsionadas por novos produtos.
De abril a junho, as vendas da farmacêutica suíça cresceram 27 por cento, ou 19 por cento em moeda constante, para 14,9 bilhões de dólares, acima da previsão do mercado de 14,7 bilhões.
Como muitas outras farmacêuticas, a Novartis vem enfrentando a concorrência de medicamentos genéricos, ao passo em que o medicamento Femara, para tratamento de câncer de mama, e o Diovan, para pressão arterial, perdem a proteção de patente.
Em entrevista à televisão Reuters Insider, o presidente-executivo da empresa, Joe Jimenez, disse que a recente compra do grupo de produtos oftálmicos Alcon e da Sandoz, que produz medicamentos genéricos, irão ajudar a Novartis a driblar a perda de patentes.
No segundo trimestre, a companhia registrou lucro por ação de 1,48 dólar, alta anual de 23 por cento.
A Novartis também confirmou as metas para o fechado de 2011, quando espera apurar crescimento de vendas de dois dígitos em moeda constante, enquanto o volume na unidade farmacêutica deve ser até 5 por cento maior.