Negócios

Nokia e Apple resolvem disputa sobre patentes e assinam acordo

Com o acordo de licença, a Nokia receberá da Apple um "pagamento à vista" e outros "valores adicionais" durante o período de vigência

A Nokia é proprietária de dezenas de milhares de patentes protegidas (Spencer Platt/Getty Images)

A Nokia é proprietária de dezenas de milhares de patentes protegidas (Spencer Platt/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 23 de maio de 2017 às 09h20.

Nokia e Apple anunciaram nesta terça-feira o fim de uma disputa sobre o uso das patentes do grupo finlandês e a assinatura de um acordo de licença, em troca do pagamento, pela empresa americana, de uma grande quantia em dinheiro.

As duas empresas "solucionaram todos os litígios de propriedade intelectual e assinaram um acordo sobre o uso das patentes por vários anos", afirma um comunicado.

A Nokia receberá o "pagamento à vista" e depois "valores adicionais durante o período que cobre o acordo", cujas modalidades financeiras são confidenciais.

Os dois gigantes da tecnologia haviam assinado um acordo similar em 2011. A Apple aceitava pagar quantias importantes a Nokia. Mas o grupo finlandês decidiu no ano passado levar o caso novamente aos tribunais, na Alemanha e nos Estados Unidos, por considerar que a empresa americana utilizava sem contrapartida outras inovações (telas, interfaces de usuários, programas, antenas, chips e codificação de vídeo).

Pela compra da Nokia Siemens Networks em 2013 e da Alcatel-Lucent em 2016, a Nokia é proprietária de dezenas de milhares de patentes protegidas.

O acordo anunciado nesta terça-feira assume que a Nokia forneça a Apple produtos de infraestrutura e de serviços, enquanto a Apple reintegrará em seu catálogo on-line e suas lojas os produtos de saúde da Nokia (relógios conectados e outros aparelhos sem cabos distribuídos sob a marca Withings).

Acompanhe tudo sobre:acordos-empresariaisAppleNokiaPatentesSmartphones

Mais de Negócios

Contador online: com contabilidade acessível, Contabilivre facilita a rotina fiscal e contábil

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores