Negócios

Nissan lança carro para competir com Uno e Gol

Batizado de March, modelo é o primeiro popular entre as montadoras japonesas

March, da Nissan: o primeiro popular de uma montadora japonesa no Brasil (Wikimedia/Wikimedia Commons)

March, da Nissan: o primeiro popular de uma montadora japonesa no Brasil (Wikimedia/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2010 às 21h16.

São Paulo - A forte presença das montadoras asiáticas no mercado brasileiro já deixou de ser novidade. Agora, o que elas desejam é aumentar a participação no setor automotivo do país. Para isso, a japonesa Nissan anunciou nesta segunda-feira (25/10) o lançamento do modelo popular March para competir com o Uno, da Fiat, e com o Gol, da Volkswagen.

O modelo será importado do México e chegará às concessionárias brasileiras no final de 2011. "Com esse lançamento, queremos atingir 5% de participação no mercado até 2014", disse à EXAME.com Christian Meunier, presidente da unidade brasileira. Hoje, a montadora detém 1% do mercado do país.

Carro “verde”

Assim como outras montadoras, a Nissan também está investindo em tecnologias sustentáveis. A empresa trará ao país o modelo elétrico Leaf. "O mercado brasileiro tem potencial para aceitar tecnologias limpas", diz Meunier. A montadora assinou um acordo de intenções com o estado de São Paulo e espera definições para trazer o carro ao país. O preço ainda não foi definido, mas terá de ser acessível como acontece nos Estados Unidos.

Por enquanto, o modelo será importado. "Precisamos ver como será a aceitação do carro no país. A fabricação do Leaf no país só se justifica se vendermos cerca 17.000 unidades por ano", afirma.

Como parte da estratégia para crescer no mercado, a marca - que agora contará com seis modelos comercializados no Brasil - vai dobrar o número de concessionários locais, passando dos atuais 91 para 200 até o final de 2012.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasCarrosAutoindústriaMontadorasSalão do Automóvel de São PauloSalões de automóveisNissanInvestimentos de empresasIndústriaConcorrência

Mais de Negócios

Dois desconhecidos, o mesmo incômodo — e uma fusão feita no garfo

'Com o tarifaço, expansão vai continuar, mas de forma ajustada', diz empresário do setor de café

Da academia ao botox: ele criou a maior academia do Nordeste e fatura R$ 170 mi com clínica estética

30 franquias baratas de alimentação para empreender a partir de R$ 9.999