Negócios

Nippon Steel tem queda de 13% no lucro do ano fiscal

Terceira maior produtora de aço do mundo afirmou que o lucro recorrente caiu para 174,5 bilhões de ienes (1,6 bilhão de dólares)

Nippon Steel: resultado superou estimativa da empresa de lucro de 130 bilhões de ienes (Jiji Press/AFP)

Nippon Steel: resultado superou estimativa da empresa de lucro de 130 bilhões de ienes (Jiji Press/AFP)

R

Reuters

Publicado em 28 de abril de 2017 às 09h55.

Tóquio - A Nippon Steel & Sumitomo Metal, maior produtora de aço do Japão, afirmou que o lucro recorrente do ano encerrado em março caiu 13 por cento, pressionado por custos maiores com carvão e evitou divulgar previsões de resultado para o atual ano fiscal citando volatilidade dos preços do carvão e preços da liga.

A terceira maior produtora de aço do mundo afirmou que o lucro recorrente caiu para 174,5 bilhões de ienes (1,6 bilhão de dólares) ante 200,9 bilhões de ienes registrados no ano fiscal passado.

O resultado superou estimativa da empresa de lucro de 130 bilhões de ienes e média de previsões de analistas de 145,9 bilhões.

"Não podemos fazer uma previsão razoável uma vez que não está claro para onde os preços do carvão e do aço estão indo", disse o vice-presidente executivo da Nippon Steel, Toshiharu Sakae, a jornalistas.

O executivo, porém, afirmou que demanda estável por aço, planos de cortes de custos de mais de 50 bilhões de ienes e aumentos de preços de alguns produtos siderúrgicos em cerca de 5.000 ienes por tonelada ajudarão a minimizar custos maiores com matérias-primas.

Os preços do carvão têm se mostrado voláteis, quase quadruplicando entre março e novembro de 2016. Porém, depois disso o preço caiu pela metade entre novembro e o fim de março deste ano.

Além disso, no mês passado o ciclone Debbie atingiu a Austrália, interrompendo ferrovias na maior região exportadora de carvão do mundo e levando os preços do insumo para o alto de novo.

Na quinta-feira, a segunda maior produtora de aço do Japão, JFE Holdings, divulgou alta no lucro recorrente do ano fiscal encerrado em março, impulsionada por ganhos gerados por estoques de carvão.

Acompanhe tudo sobre:acoBalançosEmpresasNippon SteelSiderúrgicas

Mais de Negócios

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação