Negócios

Natura &Co e WaterBear lançam documentário em serviço de streaming

Pré-estreia do filme Tree of Plenty acontece durante a COP26 e em seguida é disponibilizado no Brasil. A WaterBear é uma criação de Ellen Windemuth, produtora executiva de Professor Polvo, documentário vencedor do Oscar 2021

Natura &Co: Administração estuda IPO da Aesop (Germano Lüders/Exame)

Natura &Co: Administração estuda IPO da Aesop (Germano Lüders/Exame)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 1 de novembro de 2021 às 08h00.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 13h33.

Uma comunidade amazônica que transformou uma árvore à beira da extinção em símbolo de abundância e fonte de geração de renda para seus moradores. Essa é a história de Tree of Plenty, documentário que marca o início da parceria entre Natura &Co e a plataforma WaterBear, serviço de streaming que reúne conteúdos originais sobre sustentabilidade para conscientizar e inspirar ação em torno do tema.

A pré-estreia do filme, produzido pela WaterBear, acontece nesta segunda-feira, 1º de novembro durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow. No Brasil, Tree of Plenty será lançado na plataforma no dia 4 de novembro.

A EXAME estará na COP26. Acompanhe as novidades em primeira mão

Com cerca de oito minutos, o documentário mostra que a Ucuuba, árvore nativa dos ribeiros da Amazônia, gera uma renda três vezes maior para as comunidades de seu entorno quando preservada.

O manejo adequado da espécie para a coleta de seus frutos se mostrou uma alternativa rentável e sustentável ao mero corte das árvores, cuja madeira era usada na fabricação de cabos de vassoura e palitos de fósforo.

Depoimentos de integrantes do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém reforçam que o novo uso econômico das ucuubeiras foi determinante na manutenção da floresta em pé e no desenvolvimento local, e permitiu que as mulheres da região conquistassem independência financeira.

Tree of Plenty tem o propósito de fazer com que o mundo volte seus olhos para a Amazônia, o maior repositório de biodiversidade do mundo. A região abrange nove países, é lar de uma em cada dez espécies conhecidas e abriga mais de 30 milhões de pessoas.

Por outro lado, o desmatamento fez com que algumas áreas da Amazônia emitam mais CO2 do que absorvem. Se florestas tropicais como a Amazônia continuarem a ser derrubadas no ritmo atual, o mundo não cumprirá as ambições do Acordo de Paris, de limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C.

Parceria entre Natura &Co e WaterBear

O grupo Natura &Co estabeleceu uma parceria de colaboração com a WaterBear em agosto deste ano. Como membro fundador da rede, Natura &Co é parte do ecossistema do serviço de streaming e participará das principais ativações para a COP26.

Natura &Co também compartilhará histórias por meio de um canal próprio na plataforma, com conteúdos que se relacionam ao Compromisso com a Vida, visão de sustentabilidade do grupo para 2030.

Um dos pilares da visão é enfrentar a crise climática e proteger a Amazônia. Garantir a igualdade e a inclusão, e abraçar a circularidade e a regeneração também estão nas metas.

“Quando lançamos o “Compromisso com a Vida”, compartilhamos nosso plano para resolver alguns dos problemas mais desafiadores de nosso tempo. Os desafios futuros vão redefinir nosso conceito de cidadania. É por isso embarcar =mos nesta jornada com WaterBear Para tocar os corações e mentes dos cidadãos, devemos envolvê-los com conteúdo que inspire todos a agir”, diz Marcelo Behar, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do Grupo Natura &Co.

Serviço de streaming especialmente voltado à temática da natureza, a WaterBear é uma criação de Ellen Windemuth, produtora executiva de Professor Polvo, documentário vencedor do Oscar 2021. Com um catálogo de documentários premiados e conteúdos originais baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a plataforma busca abrir caminho para a conscientização, educação e para ação em prol dessa agenda.

Para Tom Zaranko-Carver, diretor do filme, Plenty of Tree é uma história de esperança. “Essa história prova que a ciência moderna, a indústria de grande escala e a preservação da floresta podem coexistir, e mostra ainda o quão grande é o impacto que nossas escolhas como consumidores podem ter sobre as pessoas”, afirma.

Quer saber como as práticas sustentáveis mudam o mundo? Assine a EXAME e entenda. 

Acompanhe tudo sobre:COP26Exame na COP26FlorestasNaturaStreaming

Mais de Negócios

Com 20 minutos de trabalho por dia, jovem fatura quase meio milhão de dólares com vendas na internet

Casal investe todas as economias em negócio próprio — e fatura milhões com essa estratégia

Bamba, Kichute, Montreal, Rainha: o que aconteceu com as marcas de tênis que bombaram nos anos 80

Rappi zera taxa para restaurantes e anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão no Brasil