Negócios

Natura quer dobrar número de consultoras usando plataforma móvel

Até o final do ano, a empresa de cosméticos e beleza espera que o número chegue a 1 milhão

Natura: a empresa também deve anunciar um novo diretor financeiro em breve (Natura/Divulgação)

Natura: a empresa também deve anunciar um novo diretor financeiro em breve (Natura/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2018 às 13h01.

Última atualização em 15 de março de 2018 às 16h24.

São Paulo - A Natura tem cerca de 500 mil consultoras usando a plataforma móvel e espera que o número chegue a 1 milhão até o fim do ano, disse nesta quinta-feira o executivo do conselho de administração Roberto Marques.

A meta, segundo o executivo, faz parte do processo de migração do modelo de negócios para o meio digital.

"Por meio dessa plataforma podemos dar mais informações sobre promoção, conteúdo", disse Marques em teleconferência com analistas após o resultado do quarto trimestre, acrescentando que o modelo traz um ganho significativo de produtividade e deve ajudar a melhorar as vendas.

Na véspera, a Natura informou que teve lucro líquido de 256,8 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 23 por cento ante igual período de 2016. A receita líquida consolidada da empresa avançou 62,7 por cento no período, para 3,73 bilhões de reais.

Além do resultado, a empresa anunciou a antecipação do seu processo de desalavancagem, prevendo agora atingir uma relação de relação dívida líquida sobre lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,4 vez até dezembro de 2021, ante dezembro de 2022.

Segundo Marques, a antecipação da meta de desalavancagem reflete a "forte confiança" da empresa, que espera ainda manter crescimento de rentabilidade.

Os executivos da Natura também reforçaram que o processo de integração com a The Body Shop tem sido tranquilo e que a empresa trabalha agora no rejuvenescimento da marca.

"Estamos muito confiantes que podemos impulsionar vendas com o rejuvenescimento da marca", disse o presidente da The Body Shop David Boynton.

Da receita líquida consolidada da Natura no quarto trimestre, a The Body Shop respondeu por 1,211 bilhão de reais. A marca encerrou o ano passado com 1.099 lojas próprias, após 40 aberturas e 75 fechamentos, resultando em uma redução líquida de 35 lojas. Já o número de lojas franqueadas permaneceu estável em 1.950 unidades no final de 2017.

Segundo Boynton, o processo de revisão da marca pode envolver fechamento ou realocação de lojas, além de mudanças em produtos. "Tem muito mais do que apenas reequilibrar nossas lojas".

Por volta das 13:10, as ações da Natura subiam 0,27 por cento, enquanto o Ibovespa tinha queda de 0,7 por cento.

Ainda na teleconferência, Roberto Marques destacou que a empresa deve anunciar um novo diretor financeiro "em um futuro próximo", após a renúncia de José Roberto Lettiere, em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:InternetNaturaSmartphones

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades