Espaço Bem-Estar, na sede da Natura em Cajamar: a fabricante de cosméticos apresenta os resultados do 3º trimestre (Bárbara Ladeia/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2013 às 19h01.
São Paulo – As vendas da Natura cresceram 12% no terceiro trimestre, ampliando o resultado de 6,3% obtido no primeiro semestre.
No país, a empresa mostrou recuperação em relação ao desempenho do mesmo período de 2012, com aumento de 5,4%. Já as operações internacionais, continuaram crescendo e alcançaram 17,5%.
Já o lucro líquido da empresa registrou 183,7 milhões de reais (margem 10,3%). De acordo com comunicado oficial da Natura, se eliminado os efeitos da marcação a mercado, o lucro da empresa cresceu 4,5% em comparação ao mesmo período de 2012.
Segundo Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, RI e Jurídico da Natura, em pronunciamento durante conferência, o resultado se deve à intensificação dos investimentos em marketing; às estratégias de vendas no Dia dos Pais, no mês de agosto e, também, ao lançamento do produto “Sou”, que entrou no mercado em julho.
Além disso, a Natura ampliou seu plano de investimentos para o ano, de 450 milhões de reais, para 550 milhões de reais, que, de acordo com o vice-presidente de Finanças, será voltado para a capacidade produtiva da empresa.
“Em 2013 faremos investimentos recorde de R$ 550 milhões em capacidade produtiva e logística, em tecnologia da informação e em projetos estratégicos”, comenta Pedote.
Em relação ao acumulado dos nove meses do ano, diferente do projetado pelos analistas Alexander Robarts e Marcelo Inoue, no relatório do Citi,o EBTIDA consolidado da Natura atingiu 398,3 milhões de reais, e teve uma pequena queda em comparação aos 409,9 milhões de reais apresentados no 2º trimestre.
Os especialistas estimavam crescimento de 7%, somando 411 milhões de reais do EBTIDA consolidado.