EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
A Boston Scientific anunciou nesta quarta-feira (25/1) um acordo para comprar a Guidant, fabricante americana de aparelhos de monitoramento cardíaco. O anúncio encerra uma disputa de mais de um ano com a Johnson & Johnson pelo controle da empresa. Ontem, a companhia informou que havia perdido o interesse pela Guidant, o que abriu caminho para a Boston Scientific fechar sua compra por 27 bilhões de dólares, pagos em dinheiro e ações.
Desde 2004, as empresas travavam uma batalha pela Guidant, uma das líderes mundiais do setor. Com 12 000 funcionários em todo o mundo, a companhia faturou 3,8 bilhões de dólares no ano retrasado dados mais recentes. Segundo o americano The Wall Street Journal, o que justificou o interesse das empresas pela Guidant foi o promissor mercado em que atua, que movimentou no ano passado cerca de 10,3 bilhões de dólares.
Em dezembro de 2004, a Johnson & Johnson chegou a fechar um acordo prévio de compra, ao preço de 76 dólares para cada ação da Guidant. A oferta, porém, foi rebaixada pouco depois para 63 dólares, o que permitiu à Boston Scientific, fabricante americana de equipamentos médicos, que entrasse na disputa. A proposta vencedora envolve o pagamento de 80 dólares por ação, contra a última oferta da Johnson & Johnson, de 71 dólares.
O acordo ainda está sujeito à aprovação dos acionistas de ambas empresas e dos órgãos reguladores dos Estados Unidos.