EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
O Google deu mais um passo no sentido de expandir seus negócios em publicidade digital. A empresa de buscas na Internet anunciou nesta terça-feira (17/1) a compra da dMarc Broadcasting, provedora de soluções digitais para o rádio. O acordo prevê a compra de todas as ações ordinárias da empresa e o pagamento à vista de 102 milhões de dólares. Também estão previstos pagamentos referentes ao desempenho da empresa nos próximos três anos, que podem totalizar 1,14 bilhão de dólares.
Em nota à imprensa, o Google informou que o valor pode ser substancialmente reduzido e que a conclusão da compra deverá ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2006.
A dMarc desenvolveu uma plataforma que permite aos anunciantes agendar e colocar diretamente suas propagandas no ar. O sistema também informa quando foram transmitidas. Para as rádios, a tecnologia ajuda a aumentar as inserções e reduzir o custo associado à veiculação de publicidade.
No futuro, o Google planeja integrar a tecnologia dMarc à plataforma do Google AdWords, dando origem a um novo canal de distribuição de publicidade. "O Google está comprometido em buscar novas alternativas para focar e estender anúncios a outros tipos de mídia", disse o vice-presidente de vendas publicitárias do Google, Tim Armstrong.
Em dezembro do ano passado, o Google comemorou a ampliação de sua parceria com a America Online (AOL), divisão de internet da Time Warner. A decisão representou uma grande vitória da empresa, fundada há sete anos por Larry Page e Sergey Brin, na sua estratégia de se firmar como a maior e mais poderosa companhia de informação e busca de conteúdo do mundo. As duas empresas já mantinham um acordo, desde 2002, em que o Google fornecia serviços de busca na web para usuários da AOL e exibia anúncios ao lado dos resultados das pesquisas.
Em sete anos de existência e com todos os serviços gratuitos, o Google viu suas vendas de publicidade crescerem 437 115% nos primeiros cinco anos de atividade, segundo a consultoria Deloitte. Praticamente toda a receita do Google vem da publicidade por meio de links patrocinados, associados às palavras da busca.