Negócios

Mittal Steel paga US$ 4,8 bilhões por siderúrgica na Ucrânia

Com a transação, companhia torna-se o maior investidor estrangeiro na ex-república soviética e supera a soma de todas as privatizações anteriores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

A Mittal Steel, maior grupo siderúrgico do mundo, comprou a usina de aços planos Kryvorizhstal do governo ucraniano por 4,8 bilhões de dólares em um leilão. A planta produz 8 milhões de toneladas por ano e responde por 20% de todo o aço consumido pela ex-república soviética. Segundo o americano The Wall Street Journal, a transação já se tornou o maior investimento estrangeiro direto no país. O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, declarou que a venda da siderúrgica gerará 20% mais dinheiro para o país que a soma de todas as privatizações anteriores.

A nova aquisição custou à Mittal muito mais do que os analistas previam e cinco vezes o que o genro do ex-presidente Leonid Kuchma pagou pela mesma usina em 2004. Quando assumiu a presidência, Yushchenko anulou a venda, afirmando que o valor era tão baixo que se tratava de um "roubo" contra o país.

Também participaram da disputa o Industrial Group Consortium, o Industrial Union of Donbass e o segundo maior produtor de aço do mundo, a Arcelor. Outra participante foi a ucraniana LLCSmart Group.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

22 franquias baratas para trabalhar sem funcionários a partir de R$ 4.990

Bilionária que morreu aos 37 anos pagava para ter companhia, diz confidente

Esta empresa ajuda jovens a construir uma carreira em e-sports — e não, não é como streamer

O CEO do maior banco dos EUA acorda 4h35, é contra home office e recomenda livros para funcionários