Negócios

Gradiente assume operações da Philco

Menos de dois meses depois do anúncio da aquisição, empresa confirma a compra e passa a administrar a empresa sem abrir mão da marca, até então concorrente direta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Menos de dois meses depois do anúncio da aquisição, a Gradiente assumiu integralmente a administração da Philco nesta semana. Apesar de concorrerem com produtos semelhantes e nos mesmos nichos, as duas empresas continuarão operando independentemente. "Quando compramos a Philco, não compramos apenas a capacidade instalada. Compramos a produção, o 'market-share' e a marca", afirma o vice-presidente da Gradiente, Dante Iacovone. "A Philco será mais uma marca do grupo e não uma segunda marca", diz.

Até abril, será concluído o estudo para aumentar a sinergia entre as empresas. Entre as hipóteses que já estão em análise, destaca-se a readequação das plantas industriais das duas companhias em Manaus. A Gradiente possui uma fábrica com cinco galpões para as linhas de áudio e vídeo, e a Philco, uma fábrica com dois prédios. A idéia inicial é reunir a produção de uma mesma linha de aparelhos de ambas as marcas como os televisores em uma mesma fábrica. Com isso, aparelhos Gradiente e Philco passarão a ser montados em uma mesma linha de produção apesar de possuírem diferentes design e componentes internos e externos.

Até o final do ano, nenhuma grande mudança na estrutura das empresas será realizada. A prioridade é atender às encomendas do Natal, como explica Iacovone. Além do compromisso de cumprir os contratos de fornecimento, a falta de tempo também contribuiu para adiar alterações mais profundas. Afinal de contas, a primeira reunião entre as duas companhias ocorreu há menos de quatro meses.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (5/10), Iacovone afirmou que a meta é dobrar a participação do grupo no mercado de TV com a integração da Philco à empresa que tornou-se uma unidade de negócios , estabelecer-se com 18% de market-share e como uma das três primeiras colocadas nesse ranking. A empresa já detém a liderança nos segmentos de áudio de DVD.

Ex-gerente-geral de Vídeo da Graidente, o novo gerente-geral da Philco, Fernando Fischer, assume hoje mesmo no prédio administrativo da Philco, em São Paulo. Dentro do projeto que foi montado, Fischer não irá reduzir a quadro de empregados vai, inclusive, manter a equipe de 128 promotores comerciais da Philco e leva para o novo posto apenas um controller (especialista em controladoria e gestão) e uma gerente de marketing de produto profissional que não constava do quadro da empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

‘Não ouça tudo o que te dizem’: como dois jovens construíram uma startup avaliada em US$ 1 bilhão

Revolução em uma xícara: como a Nespresso mudou a forma como as pessoas tomam café

O Boticário é a marca que vem em primeiro lugar à mente dos nordestinos quando pensam em São João

Leave-in? Não, Livinho: funkeiro investe R$ 1 milhão em linha de tratamento capilar