Negócios

Murilo Ferreira é eleito presidente do Conselho da Petrobras

A Assembleia Geral Ordinária dos acionistas da estatal elegeu o presidente da Vale para o Conselho de Administração da Petrobras


	Murilo Ferreira: Ferreira recebeu 4,27 bilhões de votos
 (Agência Vale)

Murilo Ferreira: Ferreira recebeu 4,27 bilhões de votos (Agência Vale)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 19h30.

Rio de Janeiro - A Assembleia Geral Ordinária dos acionistas da Petrobras elegeu nesta quarta-feira o presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, para presidir o Conselho de Administração da estatal, disse um ex-conselheiro.

Ferreira chega ao cargo em um momento em que a estatal, que enfrenta a sua maior crise por conta do envolvimento em um escândalo bilionário de corrupção, busca conselheiros com um perfil de mercado, em vez de políticos ou ministros.

O governo federal surpreendeu e realizou uma mudança quase completa no Conselho de Administração da Petrobras, se não fosse pela permanência do presidende do BNDES, Luciano Coutinho.

Foram eleitos dez conselheiros na assembleia desta quarta-feira, sendo sete indicados pelo governo, um pelos acionistas minoritários ordinaristas, um pelos acionistas minoritários preferencialistas e outro pelos funcionários da estatal, disse o ex-conselheiro representante dos funcionários Silvio Sinedino.

Como representantes da União, a assembleia elegeu o presidente-executivo da estatal, Aldemir Bendine, o advogado Luiz Navarro, além de Coutinho.

Entretanto, durante a assembleia, o governo alterou três indicações para apontar como seus representantes Segen Estefen, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto da Cunha Castello Branco, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Nelson Carvalho, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Estefen, Castello Branco e Carvalho substituíram na lista de indicados Ivan Monteiro, diretor financeiro da Petrobras, além do general do Exército Francisco de Albuquerque e do vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, Sérgio Franklin Quintella, que estavam no colegiado há vários anos.

A assembleia também elegeu o diretor-executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), Walter Mendes de Oliveira Filho, para a vaga de membro indicado pelos ordinaristas minoritários, além do empresário Guilherme Affonso Ferreira para a vaga de membro designado pelos preferencialistas. Como representante dos funcionários da petroleira, a assembleia elegeu Deyvid Bacelar, do Sindipetro da Bahia.

*Texto atualizado às 19h30

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasValeMineraçãoEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleogestao-de-negociosExecutivosExecutivos brasileirosMurilo FerreiraConselhos de administração

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett