Negócios

Morre Marc Rich, fundador da gigante Glencore

Nascido em 1934 na Bélgica, o financista foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar uma gigante no mercado de commodities


	Sede da Glencore em Baar: empresário Marc Rich, fundador da empresa, já esteve envolvido em várias polêmicas nos Estados Unidos
 (Sebastian Derungs/AFP)

Sede da Glencore em Baar: empresário Marc Rich, fundador da empresa, já esteve envolvido em várias polêmicas nos Estados Unidos (Sebastian Derungs/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2013 às 14h43.

Genebra - O empresário Marc Rich, fundador da gigante das commodities Glencore, morreu nesta quarta-feira, aos 78 anos, em um hospital da cidade suíça de Lucerna, devido a uma hemorragia cerebral, informou sua companhia, a Marc Rich Group, em um comunicado.

Nascido em 1934, na Antuérpia (Bélgica), o financista foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar a gigante de commodities Glencore, a princípio batizada de Richco.

Em 1993, vendeu a Richco a seus parceiros, que rebatizaram a companhia de Glencore.

O empresário esteve envolvido em várias polêmicas nos Estados Unidos. Entre outras coisas, ele é considerado o inventor do mercado "spot" do óleo, que minou os privilégios dos cartéis de petróleo.

Em 1979, ignorou o embargo decretado por Washington contra o Irã, após o sequestro na embaixada americana em Teerã, que lhe valeu uma condenação.

De 1983 a 2001, esteve na lista dos 10 fugitivos mais procurados do FBI. Em 1983, fugiu para a Suíça, que rejeitou a sua extradição em 1984.

Bill Clinton perdoou o empresário em 2001, uma polêmica decisão, já que sua ex-esposa havia doado um milhão de dólares para o Partido Democrata.

Marc Rich, que era de nacionalidade suíça e israelense, será enterrado na quinta-feira em Tel Aviv, de acordo com seus parentes, citados pela Radio1 suíça.

"Foi um grande pioneiro do comércio de matérias-primas", declarou em um comunicado o número um da Glencore, Ivan Glasenberg.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEmpresasEmpresas suíçasEstados Unidos (EUA)GlencoreGlencore XstrataPaíses ricos

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem