Negócios

Montadoras compram negócio da Nokia por 2,5 bi de euros

As alemãs BMW, Audi e Mercedes irão pagar 2,5 bilhões de euros pelo negócio de mapas da Nokia, superando rivais de alta tecnologia por serviços de localização


	Carro da Nokia HERE, unidade de mapas da Nokia
 (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Carro da Nokia HERE, unidade de mapas da Nokia (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2015 às 12h34.

Frankfurt - As montadoras alemãs BMW, Audi e Mercedes irão pagar cerca de 2,5 bilhões de euros para comprar o negócio de mapas da Nokia, superando rivais de alta tecnologia por serviços de localização tidos como essenciais para o futuro dos carros autônomos.

As três montadoras de luxo juntaram forças e irão partilhar parcelas iguais do negócio, conhecido como HERE, ficando juntas para evitar que os ativos caíssem nas mãos dos rivais da Internet do Vale do Silício ou da China.

O acordo tem um valor de empreendimento de 2,8 bilhões de euros, incluindo obrigações de aproximadamente 300 milhões de euros, pelas quais a Nokia irá compensar as montadoras, disse a companhia finlandesa nesta segunda-feira. A transação é esperada para ser concluída no primeiro trimestre de 2016.

O acordo permite que as montadoras ofereçam novas funcionalidades premium, como condução autônoma, em seus carros de luxo, movimentando a hierarquia entre montadoras, fornecedoras e rivais de software como o Uber, Google e a Apple.

"Com a aquisição conjunta do HERE, nós queremos assegurar independência desse serviço central para todas as fabricantes de veículos, fornecedores e consumidores de outras indústrias", disse o presidente-executivo da Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, Dieter Zetsche.

Mas ainda é incerto como outros clientes do HERE, incluindo montadoras rivais, podem responder à posse da tecnologia de mapas pelas montadoras alemãs, o que muitos nas indústrias automotiva, da Internet e de logística veem como chave para suas próprias estratégias.

Acompanhe tudo sobre:AudiAutoindústriaEmpresasEmpresas alemãsempresas-de-tecnologiaIndústriaMercedes-BenzMontadorasNokia

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades