Negócios

MMX vai investir R$ 3,5 bilhões na expansão de Serra Azul

Investimento estimado em mina e planta para o projeto de 10 milhões de toneladas por ano em Bom Sucesso é de 1,5 bilhão de reais

Eike Batisa, da MMX: os assessores financeiros proverão diretamente parte substancial dos recursos de Serra Azul (Marcelo Correa)

Eike Batisa, da MMX: os assessores financeiros proverão diretamente parte substancial dos recursos de Serra Azul (Marcelo Correa)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 09h06.

São Paulo - A MMX comunicou hoje (13/12) ao mercado que seu conselho de administração aprovou o plano de investimentos para o projeto de expansão da Serra Azul e a estimativa de investimento para o projeto de Bom Sucesso. O investimento para a expansão de Serra Azul, será de 3,5 bilhões de reais, líquido de impostos - investimento de 79 dólares por tonelada.

A expansão de Serra Azul contempla a construção de nova planta de beneficiamento com capacidade para 24 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, terminal ferroviário e dez quilômetros de correia transportadora para transporte da mina ao terminal ferroviário.

A MMX contratou um sindicato de bancos como assessor financeiro para a estruturação dos financiamentos na modalidade "project finance" para o projeto de expansão de Serra Azul. Os assessores financeiros apoiarão a empresa na obtenção dos recursos de terceiros necessários ao projeto de expansão de Serra Azul, cuja estrutura de capital alvo deverá ter uma relação dívida/capital próprio de 75%/25%.

Os assessores financeiros proverão diretamente parte substancial dos recursos, aproximadamente 800 milhões de dólares dos 1,4 bilhão de dólares (2,6 bilhões de reais) que a companhia buscará perante o BNDES, outros agentes financeiros de fomento, bancos nacionais e internacionais, agências de crédito para exportação e outras instituições multilaterais, sujeitos às condições usuais de mercado.

"A consolidação da Serra Azul proporciona uma excelente oportunidade para ampliar nossas metas e reduzir a intensidade (reais por tonelada de capacidade) de nossos investimentos para expansão, extraindo sinergias significativas com nossas atuais operações", informou Roger Downey, presidente da MMX, em comunicado ao mercado.

O investimento estimado em mina e planta para o projeto de 10 milhões de toneladas por ano em Bom Sucesso é de 1,5 bilhão de reais, líquido de impostos - investimento de 81 dólares por tonelada.

O projeto no Chile, ainda em estágio de engenharia conceitual e de pesquisa geológica, objetiva alcançar 10 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano. A MMX informou que vai intensificar o programa de sondagem no Chile em 2011 e pretende divulgar o primeiro relatório de recursos no final de 2011.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEike BatistaEmpresáriosEmpresasIndústriaMineraçãoMMXOSXPersonalidadesSiderúrgicas

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem