Negócios

Mitsui arcará com parte de custo por vazamento de óleo no Golfo

Empresa concordou em pagar 1,1 bilhão de dólares no processo de limpeza do petróleo na água

As ações da BP subiam 2,7% com nova atitude da Mitsui  (Ben Stansall/AFP)

As ações da BP subiam 2,7% com nova atitude da Mitsui (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 10h40.

Londres - A BP conseguiu importante vitória em sua batalha para dividir os custos resultantes do vazamento de petróleo no Golfo do México, depois que seu parceiro Mitsui & Co concordou em pagar 1,1 bilhão de dólares no processo de limpeza e possivelmente arcar com mais alguns bilhões em multas.

A unidade de exploração da trading japonesa Mitsui's, Moex, possui 10 por cento do poço de Macondo, mas tentou escapar do pagamento de sua parte nos custos, alegando que a negligência da BP a eximia de qualquer obrigação.

A Moex cedeu em seus argumentos e os analistas acreditam que isto deve enfraquecer o processo de seu outro acionista, a Anadarko Petroleum , que detém 25 por cento de participação, e que usa o mesmo argumento.

"Este é o primeiro reconhecimento de um de nossos parceiros que, de fato, ... a culpa é dividida e deve ser dividida e, por isso, os custos devem ser divididos também", disse Irene Himona, analista do Societe Generale.

Por volta das 9h40 (horário de Brasília), as ações da BP subiam 2,7 por cento, contra uma alta de 0,85 do índice STOXX Europe 600 Oil and Gas index.

A BP estimou o custo de cobrir o poço, limpeza e compensações àqueles afetados pelo vazamento de petróleo que mais provocou danos à América em mais de 41 bilhões de dólares.

"Anadarko, o outro parceiro da BP na licença de Macondo, provavelmente deve ser pressionado também agora", disse Richard Griffith, da Evolution Securities.

Além dos problemas atuais, multas e medidas punitivas --pagamentos que ainda devem ser decididos dado que os processos ainda estão na Justiça-- podem dobrar além dos 41 bilhões de dólares, disseram advogados. No mínimo, as multas deve superar 3 bilhões de dólares, disseram analistas.

Mesmo se as multas ficarem em metade do valor que o governo busca, e sem as medidas punitivas, a Moex é agora responsável por cerca de mais 1 bilhão em pagamentos, embora possa ser afetada por muito mais, potencialmente reduzindo em bilhões de dólares o pior cenário para a BP.

Acompanhe tudo sobre:AçõesEmpresasEmpresas japonesasEnergiaMitsuiPetróleoPoluição

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades