Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Especialistas reforçam que a tecnologia auxilia, e o conhecimento é vantajoso, mas não substitui a análise humana nem o contato direto com clientes.

Estudantes do MIT usam IA para acelerar desenvolvimento de startups, mas validação com clientes continua essencial (Getty Images)

Estudantes do MIT usam IA para acelerar desenvolvimento de startups, mas validação com clientes continua essencial (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 19h16.

No programa de aceleração de verão Delta v, do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, estudantes demonstraram como a inteligência artificial vem transformando a criação de startups.

Embora a IA tenha acelerado processos como codificação, elaboração de apresentações e pesquisa de mercado, os líderes do centro reforçaram, no evento, que os fundamentos do empreendedorismo permanecem inalterados: conhecer o cliente e validar ideias continuam essenciais.

Os alunos utilizaram ferramentas como o Jetpack, aplicativo de IA desenvolvido pelo centro, que sugere segmentos de clientes, modelos de negócios e planos de produto com base nos 24 passos do livro Disciplined Entrepreneurship. Apesar da automação, os especialistas alertam que a verificação humana ainda é necessária, já que a IA pode se basear em médias que não representam públicos específicos.

Empresas da atual turma, como Mendhai Health e Cognify, integraram IA em múltiplas etapas do negócio, desde o design de produtos até simulações de comportamento de usuários, e a usam para acelerar o desenvolvimento e a tomada de decisão. No entanto, os desafios clássicos do empreendedorismo, como identificação de clientes, definição de mercado inicial e dinâmica de equipe, continuam presentes.

Para os mentores do Delta v, a IA funciona como uma ferramenta de apoio, não substituindo a necessidade de interação direta com clientes e validação contínua das soluções. A tecnologia amplia a capacidade de execução, mas não altera o núcleo do processo empreendedor: criar produtos relevantes e atender às necessidades reais do mercado.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialStartups

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC