Negócios

Mirando a Ásia, Tramontina abre fábrica de R$ 52 milhões na Índia

Primeira unidade fabril da empresa fora do Brasil foi aberta em parceria com a indústria indiana Aequs

Daniel Giussani
Daniel Giussani

Repórter de Negócios

Publicado em 17 de março de 2025 às 16h03.

Última atualização em 17 de março de 2025 às 16h56.

Tramontina: fábrica terá capacidade para produzir 400.000 panelas por mês (Tramontina/Divulgação)

A gigante metalúrgica brasileira Tramontina deu um passo inédito em sua expansão internacional.

A fabricante de utensílios domésticos abriu sua primeira fábrica fora do Brasil, na Índia, em parceria com a indústria local Aequs.

A unidade, chamada Aequs Cookware Products Limited (ACPL), está localizada na cidade de Hubballi, no estado de Karnataka. Com um investimento de aproximadamente 52 milhões de reais (800 milhões de rúpias indianas), a fábrica reforça a aposta da Tramontina no mercado asiático, um dos principais focos de crescimento da empresa.

"Este é apenas o início dessa operação e vemos grandes oportunidades de crescimento e expansão, tanto na capacidade de produção quanto na gama de produtos para necessidades domésticas que oferecemos ao mercado", afirma Eduardo Scomazzon, presidente do Conselho de Administração da Tramontina.

A nova fábrica tem capacidade para produzir até 400.000 panelas de alumínio por mês, com revestimentos antiaderente ou cerâmico.

Em outubro, começará a fabricação de panelas de aço inoxidável, com capacidade para 75.000 unidades mensais. O objetivo é atender tanto o mercado local quanto a exportação.

O que está por trás da estratégia asiática da Tramontina

A entrada da Tramontina na Índia não é recente.

Em 2024, a empresa deu o primeiro passo no país ao estruturar uma operação de varejo omnichannel, com presença em lojas físicas e plataformas de e-commerce. Em junho do ano passado, inaugurou um centro de distribuição em Mumbai, a maior cidade indiana, com 890 metros quadrados de área.

Com mais de 1,4 bilhão de habitantes e uma classe média crescente, a Índia se tornou um mercado estratégico para a marca.

A nova fábrica fortalece a presença da Tramontina na região e reduz custos logísticos.

"A demanda global crescente por panelas de alta qualidade representa uma grande oportunidade, e esta parceria nos coloca numa posição privilegiada para atendermos tanto o mercado indiano quanto o mercado internacional", diz Aravind Melligeri, presidente e CEO da Aequs.

A escolha de Hubballi para a instalação da unidade não foi por acaso. A cidade abriga um ecossistema industrial de 160 hectares operado pela Aequs, que já fornece infraestrutura para empresas globais do setor aeroespacial e de bens de consumo. Com a joint venture 50:50 entre Tramontina e Aequs, a fábrica aproveita esse polo para ganhar eficiência produtiva.

A expansão global da Tramontina

A Tramontina já está presente em mais de 120 países e conta com 23 unidades operacionais no exterior, entre centros de distribuição e escritórios regionais.

Fundada em 1911 na cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, a empresa cresceu apostando em inovação e automação para competir com marcas internacionais.

Hoje, são mais de 10.000 funcionários e um portfólio de 22.000 produtos, que vão desde talheres e panelas até ferramentas, móveis e equipamentos elétricos.

A marca já domina o mercado brasileiro de utensílios de cozinha, com 37% de participação no segmento de panelas e 58% em talheres. A nova fábrica na Índia representa um avanço na estratégia de expansão global e uma oportunidade de fortalecer sua competitividade na Ásia.

Acompanhe tudo sobre:IndústriaSiderurgia e metalurgiaÍndia

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares