Negócios

Minerva compra frigorífico no Uruguai por US$ 65 milhões

Faturamento projetado do Pulsa para 2011 está na faixa de 125 milhões de dólares a 145 milhões de dólares

Minerva Beef Shop, em Barretos: frigorifico Pul terá uma capacidade de abate total de 1.400 cabeças por dia, após conclusão de investimentos em curso (Divulgação)

Minerva Beef Shop, em Barretos: frigorifico Pul terá uma capacidade de abate total de 1.400 cabeças por dia, após conclusão de investimentos em curso (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 09h42.

São Paulo - O Minerva fechou um acordo visando a aquisição do frigorífico uruguaio Pulsa (Frigorifico Pul). A transação terá valor total aproximado de 65 milhões de dólares, incluídos os investimentos em modernização e expansão. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) pró-forma, após sinergias a serem extraídas, deverá atingir, aproximadamente, 13,5 milhões de dólares em 2011, segundo a empresa.

O Pulsa está entre os três maiores frigoríficos do Uruguai, com um faturamento projetado para 2011 na faixa de 125 milhões de dólares a 145 milhões de dólares - sendo 85% das vendas direcionadas a exportação para mais de 40 mercados. O Frigorifico Pul terá uma capacidade de abate total de 1.400 cabeças por dia, após a conclusão dos investimentos em curso.

O Pulsa é detentor de uma unidade produtiva localizada na província de Cerro Largo, com acesso a um plantel de mais de dois milhões de cabeças em um raio de 200 quilômetros de distância, em sua maioria Hereford e Angus. Possui certificações ISO 9000, ISO 22000, aprovação de carne orgânica para União Européia e Estados Unidos e permissão de uso do Selo USDA para os Estados Unidos. “Estratégias contínuas de aproximação e fidelização dos pecuaristas garantem estabilidade no fornecimento de matéria prima, um dos principais diferenciais na gestão da companhia”, segundo o Minerva.

Parte do pagamento da aquisição (cerca de 14 milhões de dólares) deverá ser realizada através da emissão e transferência de 2.704.000 novas ações BEEF3 ao preço unitário de 8,75 reais. A aquisição está ainda sujeita a diversas condições, conforme disposto na “promessa de contratar sujeita a condições”, estabelecida entre as empresas, comuns a este tipo de operação, incluindo a realização de uma due diligence no prazo de 90 dias e a celebração dos contratos definitivos.

O Minerva tem uma capacidade diária de abate de 8.940 cabeças de gado e de processamento de 1.890 toneladas de carne bovina, equivalente a aproximadamente 11.962 cabeças. O Minerva opera nove plantas de abate e desossa, um curtume e oito centros de distribuição, alem de atuar também no segmento de Food Service. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2010, a Companhia apresentou uma receita liquida de vendas de 3,2 bilhões de reais, representando crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior."

Com a operação, o Minerva incrementa seus passos de expansão internacional, segundo a empresa. “A globalização das operações oferece vantagens competitivas para incremento de negócios, mitigação de riscos e arbitragem dos mercados”, informou o Minerva, em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Alimentos processadosAmérica LatinaCarnes e derivadosDados de BrasilEmpresasFusões e AquisiçõesMinerva FoodsNegociaçõesUruguai

Mais de Negócios

Maria Isabel Antonini assume como CEO do G4 Educação no lugar de Tallis Gomes

Elon Musk ou Steve Jobs? Responda perguntas e veja qual seu estilo de inovação

De vencedora a vencida: o que a queda da Blockbuster para Netflix revela sobre liderança e inovação

Ele transformou a empresa num "grande laboratório de testes". Hoje, faz R$ 217 milhões e mira o IPO