Negócios

Mineradoras da Austrália temem mudança em royalties

A BHP Billiton e a Rio Tinto, duas das maiores mineradoras, disseram que querem se reunir com o governo do estado para esclarecer a questão

O principal lobby do setor de mineração do estado e um especialista tributário advertiram que as mudanças podem afetar a caixa das mineradoras e os pagamentos em geral (Ryan Pierse/Getty Images)

O principal lobby do setor de mineração do estado e um especialista tributário advertiram que as mudanças podem afetar a caixa das mineradoras e os pagamentos em geral (Ryan Pierse/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2011 às 07h52.

Sydney - As mineradoras de carvão que operam no estado australiano de Nova Gales do Sul advertiram que os aumentos planejados no sistema tributário do estado podem prejudicar o desenvolvimento regional e impor encargos adicionais às pequenas companhias, apesar das garantias do governo no sentido contrário.

O secretário de Finanças do estado, Mike Baird, disse que aumentará as taxas de royalty da mineração de carvão para obter uma arrecadação extra de 944 milhões de dólares australianos (US$ 999,894 milhões) ao longo de três anos até 30 de junho de 2015. Ele não forneceu um número para as taxas revisadas, mas o total de três anos se compara a um total de royalties da mineração de 1,24 bilhão de dólares australianos em 2011.

Nova Gales do Sul é um dos maiores exportadores de carvão do mundo, e o porto de Newcastle, ao norte de Sydney, é o maior porto de exportação de carvão do mundo. No ano, até 30 de junho, os embarques no porto totalizaram 115 milhões de toneladas, cerca de 15% de todo o carvão comercializado por via marítima no mundo.

Jornais divulgados como parte do orçamento de Nova Gales do Sul informaram que a mudança nos royalties "não será uma carga adicional sobre as companhias mineradoras". O Imposto de Arrendamento de Recursos Minerais (MRRT) proposto pelo governo federal da Austrália seria reembolsado às mineradoras. Mas o principal lobby do setor de mineração do estado e um especialista tributário advertiram que as mudanças podem afetar o fluxo de caixa das mineradoras e os pagamentos em geral.

A BHP Billiton e a Rio Tinto, duas das maiores mineradoras do estado, disseram que querem se reunir com o governo do estado para esclarecer a questão. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSiderurgia e metalurgiaMineraçãoAustráliaPaíses ricosIndústriaEmpresas inglesasBHP BillitonRio TintoRoyalties

Mais de Negócios

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam

Bancário autônomo: pesquisa inédita mostra o perfil da profissão no Brasil