EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 15 de março de 2011 às 10h34.
O empresário mexicano Carlos Slim, terceiro homem mais rico do mundo, acaba de aumentar um pouco mais seu patrimônio. Ele anunciou nesta segunda-feira (3/4) a compra da subsidiária latino-americana da Verizon por 3,7 bilhões de dólares. A empresa mantém operações na República Dominicana, em Porto Rico e na Venezuela.
A aquisição será feita em partes. Na Venezuela, a Verizon será vendida para a América Móvil SA e para a Teléfonos de México (Telmex), ambas pertencentes a Carlos Slim. Na República Dominicana e em Porto Rico, o compradora será a mesmo, a América Móvil. A compra ainda está sujeita, nos três casos, à regulamentação local.
Juntas, as três empresas onde a Verizon tem participação somam 17 000 funcionários e 15 milhões de clientes em telefonia e banda larga. "Durante anos, nossos investimentos no Caribe e na América latina têm sido fontes de uma sólida performance financeira, mas representam apenas uma pequena parte de nosso faturamento. Além disso, estão menos alinhadas com nosso foco principal de negócios", disse o CEO da Verizon, Ivan Seidenberg, em nota oficial. A Verizon vem investindo pesadamente na expansão de suas redes de fibra ótica nos Estados Unidos, com o objetivo de oferecer serviços de televisão e vídeo ao público americano.
Já a Telmex vai consolidando ainda mais sua presença na América Latina. A empresa já tinha operações em seis países da região (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia), e agora passa a ter em mais outros três. A América Móvil é hoje a terceira maior operadora de celular do continente, com mais de 93 milhões de clientes. O presidente da companhia, Carlos Slim, tem uma fortuna estimada em 30 bilhões de dólares.