Negócios

Metalúrgicos da GM de São José (SP) protestam amanhã

Trabalhadores farão passeata para encontrar o prefeito, que teria prometido defender empregos de metalúrgicos


	Fábrica da General Motors: 800 funcionários estão desde agosto com o contrato de trabalho suspenso
 (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

Fábrica da General Motors: 800 funcionários estão desde agosto com o contrato de trabalho suspenso (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 17h21.

São Paulo - Os metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e Região fazem uma manifestação nesta quinta-feira (10) contra as demissões que podem ocorrer na empresa local da GM com o fim do sistema de lay off (contrato de trabalho suspenso) marcado para o próximo dia 26. Atualmente, cerca de 800 trabalhadores da montadora se encontram com o contrato suspenso desde agosto.

A assembleia acontecerá às 9h na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Posteriormente, os trabalhadores farão passeata até o Paço Municipal, onde devem encontrar o prefeito, Carlinhos de Almeida. De acordo com os sindicalistas, Almeida chegou a ir até a porta da fábrica da GM, durante as eleições, na condição de candidato, prometendo que defenderia os empregos dos metalúrgicos.

O ato dá início às manifestações que os metalúrgicos chamam de "Janeiro Vermelho", contra as demissões da GM na cidade. O contrato de lay off se encerraria no final de novembro e a ameaça era de que a GM demitisse 1.840 trabalhadores a partir de dezembro - incluindo os que estavam em lay off. As demissões foram temporariamente suspensas, pois a montadora decidiu manter a produção do veículo Classic em São José dos Campos até 26 de janeiro.

"Apesar de nossas propostas, as negociações com a montadora pouco avançaram. Agora, a luta para manter os empregos entra numa fase decisiva", afirmou, em nota distribuída à imprensa, o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaDemissõesDesempregoEmpresasEmpresas americanasgestao-de-negociosGM – General MotorsIndústriaIndústrias em geralMontadoras

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem