Negócios

Patrocinado por JBS

No mês da mulher, conheça as pioneiras que lutaram pelas causas ambientais

Em diferentes épocas e lugares do mundo, estas ativistas transformaram a relação entre o homem e o planeta

Wangari Maathai, professora e ativista ambiental nascida no Quênia (Wendy Stone/Getty Images)

Wangari Maathai, professora e ativista ambiental nascida no Quênia (Wendy Stone/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 17 de março de 2023 às 11h19.

Última atualização em 17 de março de 2023 às 11h31.

Mulheres de épocas e países distintos, que marcaram a história da humanidade. O que elas têm em comum? Cada uma a sua maneira, essas apaixonadas pela natureza despertaram para a necessidade de uma política socioambiental e fizeram a consciência ecológica avançar no mundo.

Rachel Carson 

Bióloga marinha, escritora e cientista, escreveu o clássico "Primavera Silenciosa" (1962), livro que alertou o mundo sobre os efeitos nocivos do uso de pesticidas na agricultura e na biodiversidade. O legado de Carson levou à criação da Agência de Proteção Ambiental nos Estados Unidos sob o governo Nixon e deu início à discussão sobre o impacto humano no meio ambiente.

Gro Brundtland 

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra da Noruega e ex-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, ela marcou a história ao colocar a preocupação com o desenvolvimento sustentável na agenda internacional. Gro também presidiu a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que motivou a Cúpula da Terra, a ECO-92, sediada no Rio de Janeiro, um momento decisivo para que o mundo despertasse para a necessidade de conciliar desenvolvimento socioeconômico com uso equilibrado dos recursos naturais.

Giselda Castro e Magda Renner

As gaúchas Giselda e Magda ajudaram a pautar a Constituinte de 1988 e a transformar a discussão sobre meio ambiente no Brasil. Ambas adotaram a bandeira do feminismo e se tornaram algumas das vozes mais ativas do movimento ambientalista brasileiro.

(Ana Maria Primavesi/Divulgação)

Ana Maria Primavesi 

Engenheira agrônoma austríaca radicada no Brasil, foi uma das pioneiras em agroecologia e agricultura orgânica. Entre seus avanços está o desenvolvimento de estratégias de preservação do solo e recuperação de áreas degradadas através do manejo do solo de maneira integrada com o meio ambiente, com aplicação de adubo verde e controle natural de pragas. Foi professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e até seus ensinamentos são seguidos nas faculdades de agronomia. 

Vandana Shiva

Indiana, a ambientalista passou grande parte de sua vida em defesa da biodiversidade. Em 1991, ela fundou a Navdanya, um instituto de pesquisa voltado a abordar as questões ambientais e sociais mais significativas da atualidade, como a proteção da a diversidade e da integridade das sementes nativas, além da promoção de práticas de comércio justo. 

Mary Robinson 

Advogada, ex-presidente da Irlanda e enviada especial da ONU para mudança climática, ela enxerga o problema como uma violação aos próprios direitos humanos. Em seu livro “Justiça Climática”, ela reúne histórias recolhidas pelo mundo durante os anos em que participou de debates e congressos sobre direitos humanos e clima. 

(Wendy Stone/Getty Images)

Wangari Maathai

Professora e ativista ambiental nascida no Quênia, foi fundadora do movimento Green Belt, que foca na conservação ambiental e nos direitos das mulheres de seu país e se tornou a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004. Mestre em biologia e doutora em anatomia, ela foi, ainda, a primeira mulher na África Oriental e Central a receber o grau de doutora na Universidade de Nairóbi, onde também se tornou professora de anatomia veterinária. 

Acompanhe tudo sobre:NetZero

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife