Motor da WEG: empresou vai investir 2,7 bilhões de reais até 2018 (Germano Lüders/EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de outubro de 2013 às 13h14.
São Paulo – O anúncio da WEG de novas instalações para fabricação de motores foi bem recebido pelo mercado. Prova disso são os informes liberados pelas corretoras, que fizeram uma avaliação positiva da injeção de 345 milhões de dólares na China e no México até 2018 anunciada ontem pela empresa.
"Novos investimentos são estrategicamente importantes para a companhia", afirmou a corretora ItaúBBA em relatório assinado por Renata Faber e Thais Cascello. Segundo as analistas, a aplicação do dinheiro representa oportunidades de crescimento e diversificação de risco para a empresa.
Só na China, 135 milhões de dólares serão investidos na criação de uma unidade em Rugao, zona de desenvolvimento tecnológico e industrial. O alvo ali é o mercado asiático, que cresce 20% do ano – segundo dados da corretora J.P.Morgan.
"O mercado chinês está exibindo grande crescimento, mas será menos rentável do que os Estados Unidos", aposta Thomas McElwee em relatório da corretora.
Como chegar aos EUA
Hoje, o mercado de motores dos EUA movimenta 2,5 bilhões de dólares por ano. "A estratégia por trás do investimento é aumentar a penetração no mercado americano", afirma a J.P.Morgan sobre a nova fábrica da WEG no México.
A empresa já tem três unidades em funcionamento no país. "A companhia planeja realizar uma integração vertical para criar operações similares àquelas de Jaraguá do Sul", afirma o informe da ItaúBBA.
A WEG planeja investir 210 milhões de dólares na expansão da capacidade produtiva e na construção de uma fundição no país. Ao todo, o investimento da empresa anunciado para os próximos cinco anos totaliza 2,7 bilhões de reais. Desse total, 55% vão para a área de motores.
A WEG fechou o segundo trimestre de 2013 com lucro líquido de 204 milhões de reais – valor quase 50% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado.