Negócios

Melhores dos Negócios Internacionais 2025: veja as categorias da premiação

Premiação da Apex, em parceria com a EXAME, tem como objetivo mapear e valorizar iniciativas de internacionalização bem-sucedidas

Melhores dos Negócios Internacionais: evento reconhece as empresas brasileiras que se destacam no cenário global (Eduardo Frazão)

Melhores dos Negócios Internacionais: evento reconhece as empresas brasileiras que se destacam no cenário global (Eduardo Frazão)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 15h07.

Em 2025, o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais chega à sua segunda edição, consolidando-se como uma das principais premiações de reconhecimento às empresas brasileiras que se destacam no cenário global.

Criado para mapear e valorizar iniciativas de internacionalização bem-sucedidas, o evento reflete o crescente protagonismo do Brasil no comércio exterior e a capacidade do país em competir em mercados cada vez mais exigentes.

A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a EXAME, a fim de reconhecer trajetórias inspiradoras e práticas inovadoras que sirvam de referência para outros empreendedores e executivos.

O prêmio se propõe a estimular o debate sobre competitividade e inovação, evidenciando que o sucesso no cenário internacional exige mais do que qualidade nos produtos e serviços. Envolve estratégia, adaptação cultural, investimento em tecnologia e visão de longo prazo.

Mais do que um reconhecimento pontual, a premiação funciona como um termômetro das tendências e oportunidades que moldam o comércio global.

Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Com inscrições abertas, o Melhores dos Negócios Internacionais 2025 conta com 18 categorias. São elas:

1. Empresa Exportadora do Ano - Micro, Pequenas ou Médias Empresas
Homenagem a uma empresa brasileira exportadora, classificada como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EEP) ou Empresa de Médio Porte (EMP), que seja cliente ApexBrasil, e que tenha se destacado em seu processo de internacionalização.

Não haverá inscrição para esta categoria.

2. Empresa Exportadora do Ano – Grandes Empresas
Homenagem a uma empresa brasileira exportadora, classificada como Empresa de Grande Porte (EGP) que seja cliente ApexBrasil e que tenha mais se destacado em seu processo de internacionalização.

Não haverá inscrição para esta categoria.

3. Promoção da sociobiodiversidade
Reconhece empresas exportadoras que adotam práticas inovadoras de sustentabilidade ambiental e social, promovendo o conhecimento cultural das populações tradicionais e o desenvolvimento das comunidades locais.

4. Desenvolvimento regional
Destaca empresas que impactam positivamente o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões Norte e Nordeste, a partir da atividade exportadora.

5. Liderança e diversidade
Reconhece empresas exportadoras que adotam o compromisso público com a diversidade e a inclusão em sua liderança, promovendo a equidade de oportunidades e a valorização de grupos historicamente sub-representados.

6. Cooperativismo
Reconhece a cooperativa que mais se destacou na promoção da inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento sustentável por meio da atividade exportadora, com impacto positivo nas comunidades envolvidas.

7. Indústria – Micro, Pequenas ou Médias Empresas
Reconhece empresas do setor industrial, classificadas como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EEP) ou Empresa de Médio Porte (EMP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar seu desempenho exportador, expandindo mercados e parcerias.

8. Indústria – Grandes Empresas
Reconhece empresas do setor industrial, classificadas como Empresa de Grande Porte (EGP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar seu desempenho exportador, expandindo mercados e parcerias.

9. Comerciais exportadoras
Reconhece comerciais exportadoras, cujas estratégias, iniciativas ou projetos tenham gerado impacto significativo no desempenho exportador.

10. Serviços - Micro, Pequenas ou Médias Empresas
Reconhece empresas do setor de serviços, classificadas como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EEP) ou Empresa de Médio Porte (EMP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar o seu desempenho exportador, expandindo a sua presença internacional.

11. Serviços – Grandes Empresas
Reconhece empresas do setor de serviços, classificadas como Empresa de Grande Porte (EGP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar o seu desempenho exportador, expandindo a sua presença internacional.

12. Agro - Micro, Pequenas ou Médias Empresa
Reconhece empresas do setor de alimentos, bebidas e agronegócios, classificadas como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EEP) ou Empresa de Médio Porte (EMP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar o seu desempenho exportador, expandindo a sua presença internacional.

13. Agro - Grandes Empresas
Reconhece empresas do setor de alimentos, bebidas e agronegócios, classificadas como Empresa de Grande Porte (EGP), que adotaram estratégias e iniciativas impactantes para melhorar o seu desempenho exportador, expandindo a sua presença internacional.

14. Promoção digital
Destaca empresas que utilizaram soluções digitais para impulsionar as suas exportações, melhorando o posicionamento de marca no exterior através de estratégias digitais inovadoras.

15. Startup
Destaca startups que combinam inovação, sustentabilidade e impacto econômico e social, demonstrando adaptação e crescimento internacional.

16. Investimento estrangeiro
Destaca empresas, com operação no Brasil, que investiu recursos estrangeiros no Brasil ou recebeu investimento estrangeiro direto, cujos investimentos tenham gerado impacto positivo econômico e social.

17. Destaque projeto setorial agro
Reconhece o projeto setorial de alimentos, bebidas ou agronegócio, que melhor articulou ações de promoção comercial e fortalecimento da imagem do setor no exterior, com foco em resultados concretos de internacionalização, diversificação de empresas atendidas, sustentabilidade e abertura de novos mercados.

Categoria exclusiva para entidades setoriais.

18. Destaque projeto setorial indústria e serviços
Reconhece o projeto setorial de indústria ou serviços, que melhor articulou ações de promoção comercial e fortalecimento da imagem do setor no exterior, com foco em resultados concretos de internacionalização, diversificação de empresas atendidas, sustentabilidade e abertura de novos mercados.

Categoria exclusiva para entidades setoriais.

Quem pode se inscrever

Podem concorrer ao prêmio empresas, cooperativas, startups, comerciais exportadoras, entidades setoriais, fundos de participação e sociedades de investimento que atendem aos critérios de avaliação em cada uma das 18 categorias.

Para participar, clique aqui para ler o regulamento e se inscrever gratuitamente. As inscrições ficam abertas até 07 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:ApexPrêmio Negócios Internacionais 2025branded-content

Mais de Negócios

Depois da Shein, França denuncia seis sites por venda de itens ilícitos

Distribuidora de lubrificantes azeita expansão com sua nova sede no PR

Do Piauí ao mundo: Como um colégio de Teresina virou referência em aprovações no ITA e no exterior

Como uma marca de jeans saiu de US$ 100 mil para US$ 16 mi sem gastar com anúncios