Negócios

MEI excluído do Simples Nacional? Veja prazos e como solicitar reenquadramento

Microempreendedores individuais (MEIs) que não regularizaram suas dívidas com a União em 2023 foram excluídos do Simples Nacional

Aplicativo do Simples Nacional (Marcello Casal Jr / Agência Brasil/Divulgação)

Aplicativo do Simples Nacional (Marcello Casal Jr / Agência Brasil/Divulgação)

Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 11h59.

Última atualização em 26 de janeiro de 2024 às 13h21.

Atenção, MEI: perdeu o prazo para regularizar seus débitos com a Receita Federal e foi excluído do Simples Nacional e do Simei (sistema de recolhimento de tributos)? Há mais uma chance para se enquadrar no regime de pagamento de impostos neste ano.

Empresas que regularizarem suas dívidas até o fim do mês podem solicitar o reenquadramento ao regime tributário até 31 de janeiro. 

Nesse caso, é como se estivesse fazendo o cadastro pela primeira vez, entrando no sistema. Mas, importante: não pode haver nenhum débito com o Fisco. Se há alguma pendência, é preciso regulá-la antes de solicitar o reentrada no sistema do Simples Nacional.

Atualmente, o Brasil possui 15,7 milhões de profissionais atuando na categoria. De acordo com a Receita Federal, quase 400.000 MEIs estão com significativo valor pendente de regularização, que corresponde a um total de dívidas aproximado de R$ 2,25 bilhões.

Antes de efetivar a exclusão do Simples Nacional, a Receita Federal adota um procedimento de notificação e, por isso, os empresários devem verificar regularmente o a plataforma do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), no portal oficial do Simples Nacional.

Acompanhe tudo sobre:MEI (microempreendedor individual)Empreendedorismo

Mais de Negócios

Ford aposta em talentos para impulsionar inovação no Brasil

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem