Negócios

McDonald’s mantém liderança em fast food, mas Burger King e Cabana Burger ganham força no Brasil

Setor de fast food cresce 16% no Brasil, com mudanças nos hábitos de consumo e forte expansão de marcas como Burger King e Cabana Burger

McDonald’s: maior rede de fast food do Brasil, com presença consolidada em pontos físicos, e-commerce e drive-thru (Leandro Fonseca/Exame)

McDonald’s: maior rede de fast food do Brasil, com presença consolidada em pontos físicos, e-commerce e drive-thru (Leandro Fonseca/Exame)

Publicado em 26 de maio de 2025 às 10h51.

Última atualização em 26 de maio de 2025 às 10h58.

O McDonald’s segue como a marca de fast food mais consumida no Brasil, alcançando 76,4 milhões de pontos de contato na métrica CRP (Consumer Reach Points), que combina o número de lares que consomem a marca e a frequência do consumo.

Logo atrás aparecem Burger King (68,5 milhões de CRP), Pizza Hut (26,3 milhões), Habib’s (19,8 milhões) e Giraffas (16,5 milhões).

Segundo a Worldpanel, o McDonald’s ampliou sua presença em diversos canais de venda — consumo no ponto de venda (PDV), e-commerce e drive-thru —, registrando crescimento em todos eles.

Burger King e Cabana Burger crescem

Cabana Burger cresceu no último ano (divulgação/Divulgação)

Apesar da liderança do McDonald’s, outras marcas apresentam crescimento expressivo.

O Burger King conquistou mais de 5 milhões de novos clientes entre 2023 e 2024, impulsionado pelo aumento do público jovem (11 a 29 anos) nas lojas físicas e pela expansão do público acima de 50 anos no ambiente digital, segundo David Fiss, diretor de Novos Negócios da Worldpanel.

A rede Cabana Burger teve o maior crescimento em penetração, com um aumento de 87,5% no período, principalmente entre consumidores das classes A e B e na faixa etária de 40 a 49 anos. Também cresceram significativamente a China in Box e a Pizza Hut, com ganhos de 1,2 milhão e 890 mil novos consumidores, respectivamente.

Madero se destaca no premium

Madero

Madero tem tíquete médio por comprador 95% superior ao do McDonald’s (Madero/Divulgação)

No segmento premium, o Madero registrou crescimento de 14,3% em penetração.

A empresa possui um tíquete médio por comprador 95% superior ao do McDonald’s e aposta em aumentar o gasto por visita, oferecendo uma experiência diferenciada dentro do modelo fast food.

Mudanças nos hábitos de consumo

O consumo no ponto de venda ainda é predominante, respondendo por 49,3% das ocasiões. O e-commerce aparece em segundo lugar, com 29,2%, seguido por pedidos via telefone, com 12,4%. O drive-thru também ganha relevância, registrando aumento de 0,4 ponto percentual em penetração.

Em 2024, o setor também cresceu, com o consumo aumentando 16% e um crescimento de 0,3 ponto percentual em novos clientes.

Além disso, 62% dos brasileiros consumiram fast food pelo menos uma vez no ano. O gasto médio anual nesse segmento foi de R$ 263, com frequência média de cinco visitas por pessoa.

Acompanhe tudo sobre:McDonald'sFast foodAlimentaçãoAlimentosHambúrgueres

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente