Negócios

McDonald's fecha seu maior acordo em 20 anos para saber mais sobre você

A maior rede de lanchonetes do mundo assumirá a empresa de tecnologia Dynamic Yield por mais de US$ 300 milhões, segundo fontes

Loja do McDonald’s nos Estados Unidos (Justin Sullivan/Getty Images/Getty Images)

Loja do McDonald’s nos Estados Unidos (Justin Sullivan/Getty Images/Getty Images)

Ligia Tuon

Ligia Tuon

Publicado em 26 de março de 2019 às 14h46.

Última atualização em 26 de março de 2019 às 14h50.

Em sua maior aquisição em 20 anos, o McDonald’s está comprando uma companhia de tecnologia de lógica decisória para personalizar seus cardápios na era digital. A maior rede de lanchonetes do mundo vai gastar mais de US$ 300 milhões para assumir a Dynamic Yield, segundo uma pessoa a par da transação. Com a nova tecnologia, as lanchonetes da rede poderão variar os painéis eletrônicos que mostram o cardápio, dependendo de fatores como preferências regionais, hora do dia e o clima – por exemplo, oferecendo mais café em dias frios e sorvetes McFlurry em dias de calor. Os menus também vão sugerir itens para os clientes acrescentarem ao pedido.

Desde que chegou à presidência da empresa em 2015, Steve Easterbrook vem tentando ampliar o papel da tecnologia para impulsionar as vendas e destacar a marca da concorrência, incluindo quiosques de autoatendimento, cardápios digitais e serviços de entrega. O McDonald’s raramente realiza aquisições e a compra da Dynamic Yield reflete seu empenho para alavancar a tecnologia e acelerar o crescimento nesse setor tão competitivo.

“A tecnologia é um elemento crítico do nosso plano de crescimento com velocidade”, afirmou Easterbrook em comunicado. Segundo ele, o McDonald’s está expandindo o papel que a tecnologia desempenhará no futuro da empresa e “a velocidade na qual conseguiremos implementar nossa visão de criar experiências mais personalizadas para nossos clientes”.

O McDonald’s testou o sistema da Dynamic Yield nos EUA em 2018 e ampliará seu uso nos cardápios do serviço drive-thru quando o acordo for concluído. A companhia também pretende levar o recurso às operações no exterior. Este é o maior negócio para a empresa sediada em Chicago em aproximadamente 20 anos, quando investiu na Chipotle Mexican Grill. O McDonald’s já saiu da sociedade com a rede de comida mexicana.

Sob este último acordo, o McDonald’s se torna única proprietária da Dynamic Yield, que tem sedes em Nova York e Tel Aviv. A rede de lanchonetes, com 38.000 lojas, continuará investindo na Dynamic Yield, que seguirá operando como empresa separada. O website da Dynamic Yield lista entre seus clientes as redes de lojas Urban Outfitters (vestuário) e Ikea (móveis e artigos domésticos) e o serviço de entrega de alimentos HelloFresh.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoLanchonetesMcDonald's

Mais de Negócios

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo

Mitsubishi Cup celebra 25 anos fazendo do rally um estilo de vida