Negócios

MBR planeja investir US$ 700 milhões nos próximos dois anos e meio

Recursos serão aplicados na ampliação da capacidade produtiva e na diversificação do mix de produtos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A mineradora MBR anunciou o investimento de 700 milhões de dólares até o final de 2007. Os planos são ampliar a capacidade de produção e diversificar o portfólio de produtos. Segundo Tito Martins Júnior, presidente da companhia, o objetivo é atender à expectativa de crescimento do consumo brasileiro de minério de ferro, bem como ao avanço da demanda internacional. Junto a centenas de empresários e executivos de grandes empresas, a MBR participa na noite de hoje (28/6) do lançamento da edição 2005 do anuário MELHORES E MAIORES.

"Nossa intenção é manter o mesmo ritmo de crescimento dos últimos três anos", afirma. Nesse período, segundo o executivo, o volume de vendas da MBR cresceu à taxa média de 10% por ano.

Atualmente, cerca de 85% da produção da mineradora, que é controlada pela Companhia Vale do Rio Doce, é destinada ao mercado externo. Com os recentes anúncios de investimentos no setor siderúrgico alguns deles capitaneados pela própria Vale do Rio Doce, em parceria com investidores internacionais o mercado interno está chamando mais a atenção da empresa. "Não podemos descartar o potencial do mercado doméstico", afirma Martins.

No exterior, um dos objetivos é assegurar a posição já conquistada na Europa, atualmente o principal mercado da MBR. Os europeus respondem por cerca de 30% das exportações da empresa, à frente da China, com 25%. De acordo com o executivo, com o aquecimento do mercado asiático, nos últimos anos, mineradoras que tradicionalmente atendiam o mercado europeu passaram a deslocar sua produção para a Ásia, abrindo espaço para o avanço da empresa. "Para uma companhia do porte da MBR, o mercado europeu deve ser encarado como um destino natural", afirma.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China