Negócios

Lucro trimestral do Walmart cresce acima do esperado

A companhia espera que as vendas nos EUA abertas há pelo menos um ano fiquem estáveis durante o primeiro trimestre


	Hipermercado do grupo varejista Walmart
 (Divulgação)

Hipermercado do grupo varejista Walmart (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Chicago/Boca Raton - O Walmart registrou um crescimento no lucro acima do esperado, ajudado por uma taxa tributária menor do que a antecipada, ao passo que uma elevação de 18 por cento nos dividendos e comentários de que os padrões de vendas nos EUA estavam se normalizando impulsionavam as ações da varejista.

A empresa disse nesta quinta-feira que os padrões de vendas nos EUA estava mais normais no fim da semana passada, após um fraco começo de ano, ajudando as ações da empresa a avançarem 2,4 por cento, a 70,88 dólares às 15h23.

Mesmo assim, os resultados da companhia mostraram um quadro de fraqueza nas vendas no início de fevereiro, à medida em que os norte-americanos absorveram o impacto de maiores impostos sobre salários e preço da gasolina, juntamente com uma lenta restituição do impostos que colocou alguns gastos em espera.

O Walmart nos EUA, a maior unidade do grupo, teve um início lento em fevereiro, o qual o presidente-executivo Bill Simon atribuiu largamente ao atraso na restituição de impostos.

A companhia espera que as vendas no Walmart dos EUA abertas há pelo menos um ano, ou vendas mesmas lojas, fiquem estáveis durante o primeiro trimestre. Um ano antes, elas subiram 2,6 por cento.

O Walmart lucrou 5,61 bilhões de dólares, ou 1,67 dólar por ação, de operações contínuas no quarto trimestre fiscal, acima dos 5,19 bilhões de dólares, um 1,51 dólar por ação, um ano antes.

O Walmart projetou um lucro de 1,53 a 1,58 dólar por ação das operações continuadas e analistas esperavam 1,57 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

A receita cresceu 3,9 por cento, para 127,92 bilhões de dólares.

A companhia projetou lucro por ação no primeiro trimestre de 1,11 a 1,16 dólar, acima de 1,09 dólar um ano antes.

A empresa também projetou um lucro por ação no ano fiscal de 5,20 a 5,40 dólares, incluindo cerca de 0,09 dólar em aumento de custos de suas operações de comércio eletrônico. O lucro no ano fiscal 2013 foi de 5,02 dólares.


O Walmart gastou 157 milhões de dólares no ano passado em sua própria investigação de supostas denúncias de suborno no México, Brasil, China e Índia, e em melhorias para seus programas de cumprimento do código de conduta.

Um artigo do New York Times em abril de 2012 mencinou um suposto suborno em sua principal unidade mexicana.

O Walmart disse que os dividendos no ano fiscal de 2014 seriam de 1,88 dólar por ação, acima dos 1,59 dólar por ação no ano fiscal de 2013.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas americanasSupermercadosVarejovendas-diretasWalmart

Mais de Negócios

Contador online: com contabilidade acessível, Contabilivre facilita a rotina fiscal e contábil

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores