Negócios

Mark Zuckerberg doa US$ 13,6 milhões para estudos sobre covid-19

Doação feita por Zuckerberg e Priscilla Chan financiará dois estudos sobre o novo coronavírus; um deles visa estudar os anticorpos

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan: casal doará milhões por meio de iniciativa (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan: casal doará milhões por meio de iniciativa (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 30 de abril de 2020 às 06h30.

Última atualização em 30 de abril de 2020 às 07h02.

Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, e sua esposa, Priscilla Chan, deram 13,6 milhões de dólares para iniciativas de estudo sobre o coronavírus na área da baía de São Francisco, na Califórnia. O valor financiará uma pesquisa de nove meses, feita em conjunto pelas universidades UC São Francisco, Stanford e pela Chan Zuckerberg Biohug, uma organização sem fins lucrativos de Chan e Zuckerberg que tem como objetivo curar, prevenir e gerenciar doenças no mundo todo.

A doação foi feita por meio da Chan Zuckerberg Initiative (CZI), companhia criada pelo casal, voltada para pesquisas sobre saúde, educação, ciência e energia. Dois estudos (iniciados no começo de maio) serão realizados pela parceria.

Um deles terá como base um questionário feito com a população da área a fim de descobrir como diminuir as taxas de transmissão da covid-19 no estado ao mesmo tempo em que o isolamento social é afrouxado e a economia reaberta. A Califórnia, estado mais populoso dos EUA, foi o primeiro no país a decretar quarentena para evitar a propagação do coronavírus. 46.500 casos foram confirmados no local e mais de mil pessoas morreram.

Já o segundo estudo terá os profissionais de saúde como foco e buscará entender como os anticorpos do vírus podem proteger as pessoas de possíveis casos de reinfecção. A ideia dele é, também, aumentar os mecanismos de proteção desses profissionais, que estão na linha de frente do tratamento da doença.

"Para reabrir a sociedade e manter os profissionais da área da saúde seguros, precisamos entender a epidemiologia da doença. Quanto da população está atualmente infectada pela covid-19? Quão prevalente é a transmissão assintomática? E como podemos usar essa informação para entender melhor quem poderá ainda estar sob risco no futuro? Não tem um atalho para responder essa pergunta — a resposta vai depender de testes, 'retestes' e de um questionário rigoroso sobre saúde pública", afirmou Chan em um comunicado.

Até o momento, a CZI já doou um total de 56 milhões de dólares para combater a pandemia.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaCoronavírusFacebookmark-zuckerbergVacinas

Mais de Negócios

Contador online: com contabilidade acessível, Contabilivre facilita a rotina fiscal e contábil

Ele viu o escritório afundar nas enchentes do RS. Mas aposta em IA para sair dessa — e crescer

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores