Negócios

Marca familiar de Rondônia conquista o Brasil com grãos especiais

À frente da Café da Luz, Nilcineia Rubim aposta na combinação de qualidade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, o que já gerou premiações pelo país

Café especial :marca familiar de Rondônia cresce com prêmios e foco em sustentabilidade.

Café especial :marca familiar de Rondônia cresce com prêmios e foco em sustentabilidade.

Caroline Marino
Caroline Marino

Jornalista especializada em carreira, RH e negócios

Publicado em 21 de março de 2025 às 17h00.

Última atualização em 21 de março de 2025 às 17h19.

A capixaba Nilcineia Rubim da Luz, de 59 anos, mora há quase três décadas em Rondônia, onde realizou o sonho de empreender ao lado da família. Casada, mãe de três filhas e avó de quatro netos, viu na plantação de café uma forma de unir trabalho e vida pessoal com a criação da marca Café da Luz, focada em grãos especiais. O crescimento da empresa, que produz cerca de 250 sacas por ano, é pautado por muita dedicação, colaboração e fé, como ela mesma sempre faz questão de ressaltar. “O começo não foi fácil, mas tínhamos um sonho e agarramos as oportunidades, sempre acreditando no nosso trabalho”, afirma.

Como resultado, uma série de premiações impulsionou a marca e possibilitou a expansão dos negócios, como o reconhecimento de melhor café de Rondônia, o segundo lugar no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) e o segundo melhor do Brasil no concurso Coffee of the Year Brasil, em 2022. Além de valores em dinheiro, os prêmios resultaram em ganho de equipamentos, como torradores e tratores, que ajudaram a alavancar a produção.

Entre os reconhecimentos mais recentes está o primeiro lugar na lista dos cafés especiais torrados no Prêmio CNA Brasil Artesanal de 2024, concedido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. No mesmo ano, a empreendedora também ficou em segundo lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria produtora rural, uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino.

Qualidade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente

Nilcineia chegou em Cacoal (RO) em 1986 com o marido, João Alves Da Luz, e, juntos, começaram um projeto de agricultura familiar. Na época trabalhavam com café, gado de leite, peixes e abelhas. “Tivemos muitas dificuldades e pensamos em desistir várias vezes, mas quando encontramos a variedade robusta de café colonial amazônico, percebemos que poderíamos nos diferenciar em sustentabilidade e qualidade”, diz.

Com uma produção artesanal em uma área plantada de cerca de três hectares, ela convidou sua filha e genro para ingressar no projeto da família em 2019. “Na época, procuramos o Sebrae e começamos a nos profissionalizar. Foi apenas neste momento que registramos a marca Café da Luz e entendemos que tínhamos, de fato, um negócio”, conta.

O diferencial está na combinação de qualidade, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Nosso café é resultado de um trabalho árduo e de um compromisso com a produção de alimentos saudáveis e saborosos”, diz. Ela explica que tudo é feito pela família, o que garante um processo totalmente artesanal.

Planos de expansão

A perspectiva deste ano é ampliar a produção em 20% e chegar a 300 sacas de café especial, algo em torno de 14 toneladas. “Estamos com as lavouras bem carregadas e acredito em uma boa colheita”, diz a empresária, sem arriscar falar de faturamento por conta da oscilação de preços do produto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de preços correspondente ao quilo de café alcançou 39,6% em 2024; porcentagem que deve continuar a subir ao longo deste ano.

Para não contar apenas com a sorte de preços melhores, a aposta está na ampliação dos canais de vendas para distribuir os produtos que, atualmente, são vendidos em um hipermercado de Rondônia, na cooperativa local e pela internet. “Queremos ampliar as vendas online e estamos aumentando os envios por aéreo e rodoviário”, completa.

Acompanhe tudo sobre:Construindo futuroshub sebraehub-especial

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife