Negócios

MELHORES E MAIORES 50 anos: mais de 1.037% de inflação e um novo pedido de socorro ao FMI marcaram o ano de 1988

Enquanto o governo penava para conter o aumento dos preços, a Moinho Santista e a Bunge colhiam resultados expressivos

 (Bloomberg/Bloomberg)

(Bloomberg/Bloomberg)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de julho de 2023 às 15h11.

Última atualização em 15 de agosto de 2023 às 15h34.

Em 1988, Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio do Japão; o judoca Aurélio Miguel faturou a primeira medalha de ouro olímpica; e o Brasil ganhou uma nova constituição, elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte.

Enquanto isso, a equipe econômica do governo de José Sarney ainda penava para conter o aumento dos preços – no acumulado daquele ano, a inflação chegou a inacreditáveis 1.037,56%.

Com o fracasso do plano Bresser, instituído no ano anterior, o ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser Pereira, que teve a ideia, perdeu o cargo. Foi substituído, em janeiro, por Maílson Ferreira da Nóbrega.

Leia também: Do copo ao app: a mudança da Ambev de indústria para plataforma de marcas e tecnologia

Em agosto, o governo conseguiu que o Fundo Monetário Internacional (FMI) lhe estendesse uma nova linha de crédito, de 1,4 bilhão de dólares. Desse montante, só 477 milhões de dólares chegaram ao país.

Para a Moinho Santista, que comprava e moía trigo, o panorama era mais do que favorável. Campeã do Melhores e Maiores de 1988, a companhia foi a porta de entrada da Bunge no Brasil. Fundada por Joseph Bunge em 1818, a multinacional de origem holandesa se associou ao Moinho Santista em 1905.

Em 1923, adquiriu a Cavalcanti&Cia, que depois mudaria de nome para Sanbra e passaria a atuar no segmento de oleaginosas. A Bunge, por sinal, foi a primeira a atuar no setor de óleos vegetais comestíveis no Brasil.

Em 1955, para marcar os cinquenta anos no Brasil, a multinacional criou a Fundação Moinho Santista, cujo propósito é incentivar o desenvolvimento científico, literário e artístico – hoje a entidade é chamada de Fundação Bunge.

Foi criado um prêmio, em 1962, para homenagear duas personalidades por ano, sempre de áreas distintas do conhecimento como economia e matemática. Em 1980, a premiação foi ampliada e passou a contemplar a categoria Juventude, para a turma com menos de 35 anos de idade.

Em 1986, a multinacional inovou ao criar um centro de atendimento do consumidor – cinco anos antes de o Código de Defesa ao Consumidor tornar esse tipo de canal de comunicação obrigatório. Em 2013, um novo marco: a Bunge inaugurou em Nova Mutum, no Mato Grosso, a primeira fábrica de biodiesel no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e Maiores

Mais de Negócios

Toyota investe R$ 160 milhões em novo centro de distribuição logístico e amplia operação

A ALLOS é pioneira em sustentabilidade de shoppings no Brasil

Os segredos da Electrolux para conquistar a preferência dos brasileiros há quase um século

Você já usou algo desta empresa gaúcha que faz R$ 690 milhões — mas nunca ouviu falar dela