Negócios

Magazine Luiza vai comprar Lojas do Baú por R$ 83 milhões

Com a operação, a rede aumenta sua área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, equivalentes a 11% da área de vendas atual.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2011 às 11h12.

São Paulo - O Magazine Luiza e a BF Utilidades, empresa do Grupo Sílvio Santos, celebraram, na última sexta-feira (10/06), um memorando de entendimentos para a aquisição das Lojas do Baú. O valor da operação é de 83 milhões de reais.

A transação envolve 121 lojas do Baú da Felicidade, englobando pontos de vendas, escritórios, centros de distribuição e, ainda, sistemas de informática (hardwares e softwares) e a propriedade da base de clientes. As lojas localizam-se no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Com essa aquisição, o Magazine Luiza aumenta sua área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, equivalentes a 11% da área de vendas atual. 

Esta é a primeira aquisição após a abertura de capital, realizada no início de maio. Parte do dinheiro obtido com a venda de ações ao mercado será destinada aos projetos de expansão. O valor total dessa operação será pago integralmente na data de fechamento (31 de julho de 2011).

Para o Magazine Luiza, um dos pontos principais da aquisição é a consolidação da presença da rede nos mercados de atuação – com destaque para o fortalecimento das operações no Paraná e na região metropolitana de São Paulo, especialmente por essas lojas estarem localizadas em endereços comerciais com foco na classe C.

A aquisição poderia diminuir a desvantagem do Magazine Luiza em relação aos seus principais concorrentes, disse José Lupoli Junior, sócio da Lupoli Junior Consultores Associados e professor da EACH/USP, à EXAME.com em maio. 

A compra das Lojas do Baú é a 13ª da história do Magazine Luiza. A primeira foi realizada em 1976, com a incorporação das Lojas Mercantil. Depois vieram as compras das redes Talarico, Presidente, Tamoios, Felipe, Wanel, Líder, Arno, Madol, Killar, Base e, no ano passado, a Lojas Maia. Apesar de tentar, o Magazine Luiza não conseguiu, no entanto, comprar a rede Ponto Frio, que foi adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar em 2009.

Desde que o Grupo Silvio Santos teve que enfrentar as inconsistências contábeis do balanço do Banco Panamericano, e sua posterior venda ao BTG Pactual, especula-se que as Lojas do Baú estariam à venda. O Grupo admitia as negociações e o Magazine Luiza era apontado como um dos interessados. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas brasileirasGrupo Silvio SantosMagazine LuizaVarejo

Mais de Negócios

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida