Negócios

Magazine Luiza fecha a compra da Lojas Maia

Rede paraibana será comprada por 290 milhões de reais, entre dinheiro e dívidas

Luiza Trajano, do Magazine: primeira reação ao avanço dos concorrentes (.)

Luiza Trajano, do Magazine: primeira reação ao avanço dos concorrentes (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Nova York - O Magazine Luiza fechou a compra da rede paraibana Lojas Maia. Segundo EXAME apurou, a venda foi acertada na madrugada desta sexta-feira (16/7), no escritório de advocacia Demarest & Almeida, em São Paulo. O valor do negócio será de 290 milhões de reais. Dessa quantia, cerca de metade será paga em dinheiro, e o restante corresponde à assunção de dívidas. O pagamento será feito até a primeira semana de agosto.

A aquisição marca a entrada do Magazine Luiza no Nordeste. Fundada em Patos (PB), em 1959, a Lojas Maia conta atualmente com 140 lojas em nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A expectativa é que a rede fature, neste ano, 700 milhões de reais. Com isso, o Magazine Luiza encerraria o ano com faturamento de 5,7 bilhões de reais.

A compra da Lojas Maia é o primeiro movimento concreto do Magazine para reagir à forte consolidação do setor de varejo. Desde meados do ano passado, quando o Pão de Açúcar iniciou uma impressionante investida sobre o setor, comprando o Ponto Frio e associando-se, meses depois, à Casas Bahia, o Magazine vem perdendo posições. A criação da Máquina de Vendas, união entre Ricardo Eletro e Insinuante e, agora,City Lar, deu origem à segunda maior varejista do país, com faturamento estimado em 6,1 bilhões de reais neste ano. O Magazine Luiza foi, assim, ficando para trás.

A empresa já havia perdido a disputa pelo Ponto Frio e alguns observadores consideravam que a empresa corria o risco de se tornar alvo dos concorrentes. Agora, a entrada no Nordeste pode dar um novo fôlego à rede.
 

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasEmpresas brasileirasFusões e AquisiçõesMagazine LuizaRegião NordesteVarejo

Mais de Negócios

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades

Tupperware inicia processo de recuperação judicial

Preços do Ozempic devem cair nos EUA com negociação entre Novo Nordisk e governo