Negócios

Morre ex-CEO do McDonald’s que inventou o McNuggets

Fred Turner foi responsável por levar a bandeira da rede de fast food para pelo menos 118 países

Fred Turner, ex-CEO do McDonald's (Reprodução da web)

Fred Turner, ex-CEO do McDonald's (Reprodução da web)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 14h20.

São Paulo - Fred Turner, um dos mais importantes presidentes do McDonald's, morreu aos 80 anos nos Estados Unidos, nesta semana. O executivo foi responsável pela expansão da rede de fast food fora do mercado americano e foi também o criador do McNuggets.

Turner presidiu a rede durante os anos de 1974 e 1987 e começou a trabalhar para o McDonald's em 1956 como operador de grelha, mas rapidamente subiu de função e dois anos depois já ocupava o cargo de vice-presidente de operações da companhia.

Desde sua aposentadoria em 2004, o executivo era presidente honorário da rede americana. Turner levou a bandeira McDonald's para pelo menos 118 países e durante sua gestão abriu mais de 30.000 pontos de vendas.

O executivo faleceu em decorrência de uma pneumonia na última segunda-feira. "Turner foi pioneiro e moldou a indústria de restaurantes de fast food no mundo", disse Andy McKenna, presidente do conselho de administração da rede, em nota.

Segundo Don Thompson, CEO do McDonald's, as contribuições dele são imensurável. "Por mais de 50 nos, Turner se buscou a excelência operacional da nossa rede. Nossos mais de 34.000 restaurantes ao redor do mundo servem como um testemunho de sua genialidade", disse o executivo, em comunicado.

Em sua página na internet, a rede de fast food homenageou Turner com os dizeres: “You made a difference” (Você fez a diferença).

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoComércioEmpresasEmpresas americanasExecutivosFast foodFranquiasMcDonald'sMortesRestaurantes

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades