Negócios

Lucro da TAM sobe mais de 20% e ações disparam

Em dia de queda do Ibovespa, papéis se valorizam mais de 14%, com resultados da companhia

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Após cinco altas consecutivas, o Ibovespa, principal índice de referência da bolsa brasileira, amarga forte queda de 2,87% às 16h28. As ações preferenciais da TAM (TAMM4), contudo, se descolam e disparam 14,17%, negociadas a 19,98 reais, impulsionadas pelos resultados trimestrais divulgados pela companhia.

Os papéis da GOL (GOLL4) seguem a maré e também figuram entre as poucas altas do Ibovespa no dia, cotados a 9,05 reais, uma valorização de 4,02%.

Mesmo com as perspectivas de contração da demanda, o lucro líquido da TAM teve alta anual de 21,8% nos três primeiros meses do ano, chegando a 56,9 milhões de reais. O número indica significativa melhora diante do prejuízo de cerca de 1,12 bilhão no último trimestre de 2008.

A receita líquida também cresceu na base anual e atingiu 2,64 bilhões de reais, fato que a Link Investimentos justificou com o aumento de 29,9% nas receitas do mercado internacional e de 52,5% de crescimento na parte de outras receitas.

Segundo destacou a corretora, houve um crescimento menor dos custos e despesas, por causa, principalmente, da redução de 17,7% dos gastos com combustível e queda de 35,6% das despesas com comercialização e marketing.

"Nos próximos trimestres desse ano, devemos continuar vendo reduções nessas linhas, motivadas, respectivamente, por um preço menor de QAV (querosene de avião) em comparação com 2008 e pela nova política de comissionamento adotada pela TAM", explicou.

Para a Link, os resultados vieram em linha com as expectativas, deixando uma preocupação ainda reduzida com a situação financeira da companhia, ainda que os desembolsos para os pagamentos são um risco para a empresa. Por causa dos desafios que a corretora espera para a TAM, sua recomendação é de neutro aos papéis.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett