Negócios

Lucro da portuguesa Galp cresce 72% no 1º semestre

Madri - A companhia portuguesa Galp Energia, parceira da Petrobras em blocos de petróleo no Brasil, informou hoje que seu lucro líquido ajustado subiu 72% no primeiro semestre deste ano. O resultado foi impulsionado por efeitos de base de comparação, já que o desempenho no ano passado foi afetado por problemas na refinaria de Sines. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Madri - A companhia portuguesa Galp Energia, parceira da Petrobras em blocos de petróleo no Brasil, informou hoje que seu lucro líquido ajustado subiu 72% no primeiro semestre deste ano. O resultado foi impulsionado por efeitos de base de comparação, já que o desempenho no ano passado foi afetado por problemas na refinaria de Sines. Em comunicado enviado a órgãos reguladores, a Galp disse que seu lucro líquido ajustado a custos de substituição de estoques totalizou 174 milhões de euros (US$ 225,9 milhões) no primeiro semestre deste ano, ante 101 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

No segundo trimestre de 2010, o lucro líquido ajustado a custos de substituição de estoques foi de 109 milhões de euros, ante 52 milhões de euros no mesmo período de 2009. Analistas haviam previsto lucro líquido de 87,3 milhões de euros. O lucro líquido ajustado a custos de substituição de estoques, que exclui os efeitos voláteis dos estoques, é o número mais observado pelos analistas.

Os números da Galp foram também resultado do aumento dos preços do petróleo e da produção em teste no campo de Tupi, na Bacia de Santos, no Brasil, que aumentou a receita de exploração e produção da companhia. A Galp havia dito anteriormente que sua produção de petróleo e gás subiu 17% entre abril e junho deste ano, em comparação com iguais meses do ano passado, para 10.900 barris por dia. A Galp detém uma participação de 10% no campo de Tupi. A Petrobras possui fatia de 65% e a BG Group tem os outros 25%. A melhora nas margens de refino também contribuíram para o lucro da Galp no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.

Confira outras notícias sobre lucro

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoLucroQuímica e petroquímica

Mais de Negócios

Kodak, Nokia e BlackBerry: como estão as gigantes da tecnologia que bombavam nos anos 1990

Frotas que utilizam a tecnologia da Geotab podem apresentar uma redução de até 40% nas colisões

Ela criou um negócio milionário ao combater a inflação médica do Brasil, uma das maiores do mundo

Índia investiga Netflix por violações comerciais e discriminação racial, diz Reuters