UBS: o banco suíço cortou gastos, enquanto continuou a navegar por mares turbulentos nos mercados (Fabrice Coffrini/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de julho de 2016 às 09h29.
Zurique - O banco suíço UBS informou que teve lucro líquido de 1,03 bilhão de francos suíços (US$ 1,05 bilhão) no segundo trimestre, abaixo dos 1,21 bilhão de francos suíços em igual período do ano passado.
O resultado superou, porém, a expectativa dos analistas, que era de 636 milhões de francos suíços. Às 8h45 (de Brasília), a ação subia 2,48% na Bolsa de Zurique.
O banco suíço cortou gastos, enquanto continuou a navegar por mares turbulentos nos mercados.
Maior gerenciador de riquezas no mundo, o UBS disse que seus clientes continuaram a mostrar cautela em transações, com os mercados reagindo a eventos geopolíticos importantes, como a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, em 23 de junho.
"Essas condições não devem mudar no futuro previsível", disse o banco.
A receita operacional caiu 5% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado, para 7,4 bilhões de francos. As despesas operacionais também recuaram, em baixa de 2% no ano, para 5,9 bilhões de francos suíços no segundo trimestre.
Como seus concorrentes europeus, o UBS lida com taxas baixas ou negativas de juros, o que afeta sua lucratividade.
Também vê mais clientes que evitam mercados turbulentos e preferem manter seus ativos na defensiva, o que também afeta os lucros, já que com isso o banco ganha menos em taxas de movimentação dos ativos.
O UBS informou que seu lucro operacional antes de impostos, em sua unidade de gerenciamento de riquezas, caiu 31% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado, para 518 milhões de francos suíços.
Fonte: Dow Jones Newswires.