Fachada do banco holandês Rabobank: segundo a instituição, a queda reflete maior inadimplência (Matthew Lloyd/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2013 às 07h51.
Amsterdã - O banco holandês Rabobank anunciou que o lucro líquido do primeiro semestre caiu 14 por cento para 1,1 bilhão de euros (1,47 bilhões de dólares), refletindo maior inadimplência conforme a economia permanece em recessão, e disse que espera mais fraqueza no restante do ano.
O Rabobank, um dos diversos bancos cujos funcionários e ex-funcionários têm sido indicados como envolvidos no escândalo de manipulação da taxa Libor, também disse que fez uma provisão relacionada ao caso, mas não deu mais detalhes sobre o montante.
O banco afirmou que cooperou com as investigações globais e que pretende se defender nos Estados Unidos, onde foi nomeado réu em uma investigação civil sobre a Libor.
O banco, que teve lucro líquido de 2,1 bilhões de euros em 2012, já anunciou corte de postos de trabalhos, fechamento de agências e reduções nos pacotes de remunerações para economizar cerca de 1 bilhão de euros em custos.